Logo no início de 2023, a startup Open AI declarou que estava estudando formas de monetizar aquele que se tornou um dos maiores hypes globais dos últimos meses, o ChatGPT. Além da injeção de grana que companhias como a Microsoft estão aplicando para prosseguir o desenvolvimento da ferramenta, a IA conversacional recebe agora uma versão paga, no modelo de assinatura.
Batizado de ChatGPT Plus, a versão paga, ainda em fase beta, custa US$ 20/mês e promete alguns diferenciais quando comparado com a versão gratuita, que seguirá ativa. Os pontos destacados pela Open AI em relação à versão paga são os seguintes:
- Tempo de resposta mais curtos;
- Acesso a novos recursos e melhorias;
- Garantia de conseguir acessar a ferramenta, mesmo nos momentos em que o fluxo de usuários simultaneos for muito grande.
“Ao ter esse preço de assinatura, poderemos ajudar a oferecer suporte à disponibilidade de acesso gratuito para o maior número possível de pessoas”, declarou a Open AI em comunicado. Por enquanto, a versão paga da inteligência artificial da mesma criadora do Dall-E está disponível somente nos Estados Unidos, também é preciso entrar em uma lista de espera.
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A empresa também destacou que está “explorando ativamente novas opções para planos mais baratos”, assim como a expansão para outras regiões em breve.
Lançado no dia 30 de novembro de 2022, o ChatGPT vem acumulando adeptos de forma impressionante. A ferramenta alcançou 1 milhão de usuários apenas 5 dias após seu lançamento, e, atualmente, detém mais de 100 milhões de usuários ativos mensais, garantindo para a solução da Open AI o título de app de consumo com crescimento mais rápido de todos os tempos, segundo análise realizada pelos analistas da UBS Lloyd Walmsley.
A análise compara o feito do ChatGPT com outros dois apps que também são altamente representativos em termos de número de usuários: o Tik Tok demorou 9 meses para alcançar o mesmo patamar, enquanto o Instagram demorou 2,5 anos para a impressionante marca de 100 milhões de usuários ativos mensais.
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