O Brasil ganhou oito posições no índice de rapidez de internet móvel da Ookla, a companhia por trás do Speedtest, famoso medidor de velocidade. Com essa ascensão, o país deixou a 54ª colocação para ocupar o 46º lugar, entrando no grupo dos 50 primeiros. Os Emirados Árabes Unidos lideram essa classificação.
Leia também
Como entender os resultados do teste de velocidade da internet
Por que a velocidade de download do seu plano de internet é maior que a de upload?
Brasil entra no Top 50 de países com internet móvel mais rápida
A média de velocidade da conexão móvel no Brasil é de 47,38 Mbps (considerando somente o download). Dessa forma, o Brasil ultrapassa alguns países tidos como desenvolvidos, como é o caso do Reino Unido e Itália, ambos membros do G7.
O Brasil também ultrapassou diversos outros países europeus, bem como a maioria dos nossos vizinhos sul-americanos. A única exceção é o Uruguai, que ocupa a quarta posição no índice, com uma média de 149,08 Mbps.
Essa melhoria no desempenho brasileiro é um progresso significativo, especialmente quando lembramos que o país já esteve na 65ª posição, com uma taxa de download de somente 31,52 Mbps. Aos poucos a nossa infraestrutura vai evoluindo.
Brasil melhora em internet móvel, mas retrocede na fixa
Enquanto o Brasil avança no índice de internet móvel, o cenário é oposto no que diz respeito à internet fixa. Mas nada que seja tão grave. O país retrocedeu uma posição, descendo para o 30º lugar, sendo ultrapassado pela Hungria, que avançou quatro lugares nesse ranking. A média de velocidade da internet fixa no Brasil é de 122,16 Mbps.
Nesse aspecto, tanto o Uruguai quanto o Chile superam o Brasil. O primeiro tem uma média de 147,03 Mbps, colocando-o em 21º lugar, enquanto o Chile possui a terceira internet mais veloz do planeta, com uma média de download de 240,34 Mbps. Apenas Hong Kong e Singapura estão à frente do Chile. O desempenho dos chilenos evidencia que existem referências positivas em infraestrutura de internet em nosso continente.
Os Emirados Árabes Unidos (EAU), Qatar e Kuwait ocupam as três primeiras posições no ranking de velocidade de internet móvel. Desses, apenas os EAU figuram entre os cinco primeiros no índice de internet fixa mais rápida, na quarta posição.
Entre as dez maiores economias globais, somente Estados Unidos e China aparecem no top 10. Essas duas potências ocupam, respectivamente, o 6º e 7º lugares no ranking de internet fixa mais veloz.
Fonte: Speedtest
Deixe seu comentário