Obteve 1 TB em arquivos: Hacker que invadiu a Apple é condenado

Está lembrado do caso de um hacker australiano de apenas 16 anos que invadiu a Apple e teria obtido 90 GB em arquivo? Bom, um mês após o caso ganhar repercussão mundial o jovem recebeu sua pena: terá que cumprir oito meses de liberdade condicional.

Um detalhe revelado junto com a sentença deixa o caso ainda mais curioso. O jovem hacker não obteve 90 GB em arquivos, ele teve acesso a bem mais que isso: 1 TB. As invasões aconteceram entre junto de 2015 e novembro de 2016, quando a primeira invasão foi feita o jovem tinha apenas 16 anos. Em abril de 2017 o jovem voltou a se infiltrar na gigante de Cupertino, dessa vez com a ajuda de um amigo.

Para realizar o ataque o adolescente teria utilizado VPNs para esconder sua identidade virtual. O departamento de segurança da Apple registrou dois números de série de dois MacBooks usados ​​em acesso não autorizado, que, juntamente com endereços IP, serviram para encontrar a casa e assim executar um mandado de busca pela AFP – Polícia Federal da Austrália.

hacker

A lei da Austrália, em relação ao acesso não autorizado a sistemas digitais e modificação ou download de dados, pode render até 10 anos de prisão. No entanto, o jovem se arrependeu do ato e cooperou com as investigações, reduzindo o “peso” da sentença. O jovem, que reside em Melbourne, entregou todos os dados baixados e descreveu todo o processo do ataque.

O advogado do jovem, que atualmente tem 19 anos, diz que a invasão foi pensada numa forma de chamar atenção da Apple, já que ele é fá da companhia e achou que o reconhecimento de suas habilidades poderia render uma proposta da emprego. De acordo com o site The Age ele foi aceito na Universidade para estudar criminologia e segurança cibernética.

A Apple fez questão de ressaltar que dados de clientes e funcionários não foram acessados. Os dados obtidos pelo hacker foram diretrizes internas políticas de segurança e chaves de autenticação.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!