A escassez de chips e placa de vídeo no mercado atualmente tem trazido consequências negativas tanto para fabricantes quanto para os próprios consumidores. Infelizmente, ao que tudo indica, esse problema que afeta toda a indústria não vai acabar em 2021, e poderá também ser sentido durante todo o ano de 2022.
Leia também:
Intel contrata Anton Kaplanyan, que trabalhou na Nvidia desenvolvendo o Ray Tracing e o DLSS
RTX A2000: Nvidia lança mini placa de vídeo para workstations
Escassez de placa de vídeo pode durar mais
Jensen Huang, CEO da NVIDIA, já havia previsto o problema de estoque das placas de vídeo em 2021, e agora ele deu um novo palpite a respeito dessa realidade: vai continuar até o próximo ano. Sua declaração foi dada enquanto a empresa realizada a divulgação dos seus resultados do último trimestre.
“Nós temos e estamos garantindo contratos significativos a longo prazo para os suprimentos […]. Eu acredito que nos veremos um ambiente com restrições [na entrega] dos suprimentos pela maior parte do próximo ano. É o meu palpite no momento.”
Em maio, algumas placas de vídeo, como a GeForce RTX foram encontradas com preços muito acima dos normais, com até 304% de aumento. Agora esses preços já começaram a cair nos últimos meses porém aqui no Brasil eles continuam muito altos e ainda não é possível encontrar uma dessas com preço de tabela.
Apesar da previsão de Jensen Huang não ser muito otimista, ela não parece estar longe da realidade. Pat Gelsinger, CEO da Intel, foi ainda mais longe ao prever que a escassez de chip irá afetar a indústria ainda por mais um ou dois anos, podendo chegar até 2023.
Fonte: Videocardz