2020 foi um ano de indecisão para a marca BlackBerry, já que este ano foi encerrado o acordo de licenciamento da marca lendária de telefones com a TLC. Os aparelhos prodzudidos pela própria BlackBerry não são lançados desde 2016, o que era vigante há alguns anos era uma acordo com a chinesa TLC, que usava a marca e cuidada da produção dos aparelhos.
Com o fim do licenciamento (a licença foi encerrada no dia 31 de agosto), e sem o interesse da TLC em renovar a parceria, o futuro da marca BlackBerry em relação ao mercado de smartphones era incerto, e como os novos aparelhos da marca nunca conseguiram causar uma grande repercussão no mercado como outrora o mais provável é que seria dificil outra empresa apostar nesse licenciamento. No entanto, a BlackBerry já tem outra parceria de licenciamento engatilhada, a norte-americana Onward Mobility.
A Onward Mobility irá trabalhar diretamente com a FIH Mobile, subsidisiária da Foxconn, que cuidará da produção dos aparelhos. A FIH Mobile cuida da produção de outra marca lendária que continua lançando smartphones neste esquema de licenciamento da marca, a Nokia, que licencia a marca para a HDM Global.
Peter Franklin, CEO da OnwardMobility está prometendo um novo smartphone BlackBerry para o no início de 2021, e que será compatível com 5G. O executivo também confirmou que a principal caractertística da história da BlackBerry, o teclado físico, estará presente neste novo aparelho.
O smartphone, equipado com Android, estará disponível na América do Norte e Europa. Nos termos dos acordos assinados entre as três empresas, a OnwardMobility desenvolverá o aparelho, o BlackBerry assinará seu design e a FIH Mobile Limited cuidará da produção.
O último smartphone BlackBerry lançado é o Key2, modelo que chegou em 2018.