O que aconteceria se você usasse o Windows XP hoje?

O que aconteceria se você usasse o Windows XP hoje?

Você já se pegou com saudades de usar um sistema operacional antigo? Talvez o saudoso Windows XP, que marcou época para muita gente. Se você tem mais de 30 anos com certeza usou o Windows XP como sistema principal por muito tempo.

Pois bem, o youtuber Eric Parker se deixou levar pela nostalgia e decidiu instalar o Windows XP em uma máquina virtual. Ele se propôs a verificar o quão vulnerável seria uma máquina rodando o icônico Windows XP. Para isso, ele configurou cuidadosamente uma máquina virtual, criando um ambiente isolado, e conectou-a à internet.

Leia também
Viva a nostalgia! Conheça o Windows 10 modificado que lembra o saudoso Windows XP
Lançamento do Windows XP completa 20 anos

O resultado foi espantoso, mas não surpreendente para quem está ciente dos riscos: vírus começaram a ser instalados no sistema sem que fosse necessária qualquer interação por parte de Parker, como a abertura de páginas em navegadores web. A contaminação por malwares ocorreu apesar do Internet Explorer, navegador padrão daquela época, já nem funcionar mais devido à sua obsolescência.

Só conectar à internet já é o suficiente pra ser contaminado

Windows XP notebook

A Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP há muito tempo. Originalmente, esse suporte foi descontinuado em 2009, mas, atendendo a pedidos e reconhecendo a dificuldade de muitos usuários em migrar para plataformas mais recentes, a empresa estendeu o suporte até abril de 2014. Ou seja, faz mais de 10 anos que o Windows XP não recebe qualquer tipo de atualização. Isso deixa o sistema operacional exposto a todo tipo de vulnerabilidades conhecidas e desconhecidas.

Para fins de teste, é importante saber que Parker desligou o firewall do Windows XP de propósito. Ele fez isso para mostrar todo o risco possível. Mesmo com o firewall ligado, os resultados talvez não mudassem muito. Isso porque o firewall já está velho e não funciona bem contra perigos novos.

No decorrer do vídeo, Parker demonstra o quão fácil é comprometer um computador apenas conectando o Windows XP à rede global. Um curto período de apenas 15 minutos foi suficiente para, sem nem mesmo navegar na internet, ser infectado por diversos malwares diferentes.

Ao dar uma olhada no gerenciador de tarefas, Parker se deparou com programas desconhecidos e potencialmente maliciosos rodando em segundo plano. Um dos malwares até chegou a criar um segundo usuário.

8 vírus em 15 minutos

Um ponto engraçado do vídeo se deu quando um malware de nome peculiar, oka.job, que fingia ter alguma associação com o Google, encerrou abruptamente o Mozilla Firefox enquanto Parker pesquisava acerca deste intruso em particular. Essa ação descarada evidencia o nível de controle que um software mal-intencionado pode exercer sobre um sistema desprotegido.

Os responsáveis por essas infecções normalmente utilizam programas automatizados que vasculham a internet em busca de dispositivos vulneráveis, com sistemas operacionais que estão desatualizados ou obsoletos, como é o caso do Windows XP.

Malware tenta enganar dizendo que autor é o Google (Imagem: Reprodução/YouTube)

Após executar o antivírus Malware Bytes, versão para XP, Parker encontrou nada menos que oito malwares distintos. Mas isso era apenas a ponta do iceberg, pois é bem possível que outros malwares ainda estivessem escondidos no sistema, especialmente considerando que o próprio programa antivírus também não é atualizado há vários anos.

Ou seja, amiguinhos, usar um sistema operacional (ou qualquer outro software) que esteja defasado ou sem as atualizações mais recentes instaladas é pedir para ser invadido por hackers. Por isso é crucial manter o seu sistema operacional e demais programas atualizados. Se possível, tenha também um bom antivírus e um firewall ativado.

Fonte: XDA Developers

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X