De acordo com as previsões da divisão analítica TrendForce DRAMeXchange, os preços dos contratos de chips de memória GDDR que equipam placas de vídeo crescerão mais de 5% no primeiro trimestre de 2020, superando outros tipos de DRAM neste indicador.
Como argumento, os analistas do DRAMeXchange relatam uma mudança maciça no setor, da memória GDDR5 para a GDDR, tecnologia mais recente. Por exemplo, no mercado de placas de vídeo, a maioria das placas gráficas da NVIDIA já se baseia na memória GDDR6, incluindo a mais poderosa série GeForce RTX.
A AMD também mudou completamente para GDDR6 em suas placas de vídeo da série Radeon RX 5000, baseadas nos processadores gráficos Navi 10 e Navi 14. Os novos produtos Nvidia e AMD continuarão com essa tendência. Além disso, não se esqueça da Intel com suas futuras placas Xe.
Embora os novos consoles não entrem no mercado no primeiro trimestre, os produtores que também desejam usar os chips desejam armazenar o máximo de GDDR6 possível, a fim de serem menos incomodados pelos preços mais altos. O Playstation 5 e o Xbox Series X podem, teoricamente, conter até 16 GB dessa memória, o que aumentará bastante a demanda.