Segundo alguns relatos no Reddit, o beta fechado de Diablo IV está simplesmente “matando” placas de vídeo da NVIDIA, mais precisamente o modelo RTX 3080 Ti, das marcas Gigabyte e EVGA – que abandonou o mercado de VGAs no ano passado. Também foi registrado o caso isolado de uma placa AMD, Radeon RX 6900 XT, que também teria sido afetada.
As manifestações variam em relação a forma como o problema aconteceu. Alguns passaram pelo crash durante as cutscenes, enquanto outros se depararam com a falha durante a jogatina em algum trecho do game.
Em sua maioria, os usuários afetados descreveram o seguinte: os fans da placa de vídeo de repente começam a funcionar na velocidade máxima e a imagem desaparece do monitor, em seguida aparece apenas uma tela preta. Depois disso, o sistema para de responder e, mesmo após uma reinicialização, a placa de vídeo não volta a funcionar.
O uso intenso da GPU também é observado, ficando na casa dos 95%/99%. Numa das explanações, o usuário conta que o problema aconteceu após 20 minutos de gameplay, afetando a sua Gigabyte RTX 3080 Ti VISION OC 12G.
Você também deve ler!
Diablo IV: confira os requisitos mínimos e recomendados
Conta aí pra gente: qual a placa de vídeo do seu PC?
Até o momento, Gigabyte e EVGA não se pronunciaram. A Blizzard deixou a seguinte resposta em seu fórum:
“Estamos trabalhando em estreita colaboração com a NVIDIA para identificar as configurações de hardware afetadas e reunir o máximo de pontos de dados possíveis para ajudar na investigação”.
Pelas mensagens dos usuários no fórum da Blizzard, dá pra perceber que são poucos os casos em que a placa realmente parou de funcionar, mas o número de relatos constatando algum comportamento adverso, tela preta no Windows, etc, são inúmeros.
Especificamente sobre a Gigabyte, que lidera de maneira absoluta o número de reports sobre os problemas em Diablo IV, há uma teoria de que, durante o boom das criptomoedas, em que a demanda por placas de vídeo estava acima do normal, alguns fabricantes, incluindo a Gigabyte, podem ter economizado em certos pontos, ou simplesmente o controle de qualidade de um determinado lote ficou aquém do que deveria.
No caso do problema com o MMO New World em seu beta aberto, com unidades da RTX 3090 da EVGA apresentando problemas, a conclusão foi que havia uma falha nos circuitos MOSFETs de um lote de placas que chegou ao mercado. O que representa um erro gravíssimo no controle de qualidade.
Essa não é a primeira vez que um game da Blizzard se vê envolto neste tipo de problema. StarCraft II, lançado em 2010, tinha um bug que causava superaquecimento em placas de vídeo, devido a um erro que não limitava o framerate da placa em um determinado ponto do jogo. Na época, antes da correção ser disponibilizada, uma medida manual era adicionar alguns comandos que forçavam o limite em 60 fps.
Deixe seu comentário