NVIDIA vai encerrar a linha de GPUs GTX 16 a partir do próximo ano

NVIDIA vai encerrar a linha de GPUs GTX 16 a partir do próximo ano

A NVIDIA anunciou o encerramento da fabricação de suas séries antigas de GPUs, impactando diretamente as placas de vídeo da série GTX.

De acordo com informações do site Wccftech, a companhia decidiu encerrar a produção de sua última série da família GTX, identificada pela numeração “16”. Ou seja, foram as últimas placas de vídeo produzidas antes do lançamento da série “RTX”.

Leia também
NVIDIA está oferecendo 3 meses grátis de PC Game Pass na compra de uma RTX 40
GeForce Store: loja oficial da NVIDIA chega ao Brasil

Apesar de antigas, GPUs GTX 16 ainda são muito usadas

A GTX 1650 continua sendo a placa de vídeo mais popular entre gamers

A informação surgiu primeiro em discussões nos fóruns Chinese Board Channel que indicam que a NVIDIA planeja interromper a produção dessas GPUs a partir do início do primeiro trimestre de 2024. Este plano inclui até mesmo alguns modelos bastante procurados, tais como:

  • GTX 1660 SUPER
  • GTX 1660 Ti
  • GTX 1660
  • GTX 1650 Ti
  • GTX 1650 SUPER
  • GTX 1630

Historicamente, esses modelos eram reconhecidos por oferecer um desempenho sólido para jogadores que buscavam uma opção mais em conta, sendo uma escolha viável para jogos mais velhos e alguns títulos competitivos.

Inclusive, atualmente a GTX 1650 é a segunda placa de vídeo mais utilizada na Steam, perdendo apenas para a RTX 3060. Isso mostra que a série GTX ainda é bastante procurada pelos usuários, ainda mais levando em consideração o preço cada vez mais altos das placas de vídeo mais recentes. O último modelo lançado dessa série foi a GeForce GTX 16030 (e tem mais de um ano).

Série GTX não possui tecnologias recentes

REVIEW: GALAX GeForce GTX 1650 Super EX traz alta performance no segmento  de entrada

No entanto, devido à sua antiguidade, estas placas não possuem diversas funcionalidades introduzidas pela NVIDIA nas séries RTX 20, como o Ray Tracing, que melhora os gráficos, ou o DLSS, que otimiza a taxa de quadros por segundo (FPS) através de inteligência artificial, permitindo jogar em resoluções mais baixas e escaloná-las para resoluções maiores. Os modelos mais antigos também não suportam o codec de vídeo AV1.

É bem verdade que as últimas placas da série GTX também utilizam a microarquitetura Turing, também usada na primeira geração das RTX. Por isso, até é possível ativar o ray tracing em alguns modelos da série GTX, porém o desempenho fica bem aquém do ideal e do encontrado nas placas da série RTX.

Portanto, levando em consideração o iminente fim da produção da série GTX, é provável que as placas GTX 16 entrem em promoção nas lojas varejistas em breve. É natural que os fabricantes buscarão esvaziar os estoques restantes. Para atender ao segmento mais acessível, a NVIDIA planeja lançar uma versão da RTX 3050 com 6GB de VRAM.

Ou seja, é o fim de uma era. Especialmente no Brasil, já que a marca GTX é bastante popular no mercado brasileiro.

Fonte: Wccftech

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X