A Nvidia deu algumas notícias interessantes durante o Mobile World Congress deste ano, revelando um Tegra quad-core e um cronograma de três anos para seu veloz SoC. Com codinome “Kal-El”, o novo chip Tegra já teve suas amostragens iniciadas, e pode chegar em produtos já em agosto. A Nvidia ainda não disse o nome oficial do chip, mas a empresa supostamente o vê como a terceira geração da linha Tegra, e se referiu a ele como Tegra 3.
O “Kal-El” carrega quatro núcleos de processamento e vinte núcleos gráficos, que prometem dobrar o desempenho com processamento principal e triplicar o gráfico, resultados em suma demonstrados pelos resultados do Coremark 1.0. O Kal-El chegou a 11354 pontos nos testes, o que é praticamente o dobro dos 5840 pontos do Tegra 2. O novo Tegra ultrapassa em desempenho, nos testes, o processador Core 2 Duo T7200, da Intel.
Demonstrando o poder do chip, a Nvidia reproduziu um vídeo a 1440p (2560×1600 pixels) e o transmitiu de um desconhecido tablet para um monitor de 30 polegadas. Phil Carmack, da Nvidia, disse que o Kal-El é capaz de reproduzir vídeos em resoluções nunca antes vistas em um dispositivo móvel, ou em qualquer outro de consumo. Essa velocidade toda não aumenta o TDP, já que o Kal-El é mais eficiente que o Tegra 2.
Tão impressionante quanto o “Tegra 3” é o que vem por aí. Segundo o cronograma da Nvidia, há planos de lançar uma arquitetura Tegra atualizada todo ano até 2014. O “Wayne” será o sucessor do Kal-El em 2012, o “Logan” em 2013, e em 2014 o “Stark”, que terá um aumento de desempenho computacional de cerca de 100 vezes com relação ao Tegra 2, de 2010.