Durante o 2024 RISC-V Summit, evento realizado em Santa Clara, a NVIDIA anunciou ter ultrapassado a impressionante marca de 1 bilhão de núcleos RISC-V enviados ao mercado apenas este ano. Essa conquista é ainda mais significativa devido ao fato de que esses núcleos estão integrados em seus famosos aceleradores, capazes de abrigar até 40 núcleos RISC-V em um único chip.
A adoção em larga escala da arquitetura RISC-V pela NVIDIA reflete a crescente tendência da indústria em direção a soluções personalizadas e de código aberto para tarefas computacionais específicas.
A flexibilidade e a eficiência da arquitetura RISC-V têm demonstrado ser particularmente valiosas nos aceleradores da NVIDIA, otimizando o desempenho em aplicações que variam desde inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) até simulações complexas e processamento de dados em grande escala.
A NVIDIA já deixou claro em alguns posicionamentos públicos a vantagem de poder trabalhar nas três arquiteturas predominantes. Em 2022, Jensen Huang, CEO da companhia, afirmou “usamos o RISC-V quando faz sentido. Usamos ARM quando faz sentido. Usamos x86 quando faz sentido”.
A empresa também tem se notabilizado por parcerias estratégicas, como a recente confirmação de que a quinta geração dos chips EPYC, codinome Turin, serão integrados nos clusters HGX e MGX. Uma combinação das CPUs AMD com GPUs da NVIDIA.
Você também deve ler!
A fortuna do CEO da NVIDIA já é suficiente para comprar a Intel
NVIDIA atualizou o logotipo GeForce RTX para destacar capacidade das placas em acelerar IA
À medida que a demanda por processamento de alto desempenho segue crescendo, especialmente em áreas como IA e ML, a capacidade da NVIDIA de entregar soluções escaláveis e eficientes será crucial. Característica que vem fazendo a companhia figurar como uma das empresas de tecnologia mais importantes da atualidade.
Espera-se que essa tendência impulse inovações adicionais na adoção de RISC-V em uma gama ainda mais ampla de aplicações e dispositivos.
Deixe seu comentário