Após uma ação um tanto desastrosa com a RTX 3060, a NVIDIA está estendendo a limitação da capacidade de mineração de Ethereum (ETH) para outras placas da série RTX 30. RTX 3080, RTX 3070 e RTX 3060 Ti passam agora a contar com uma versão em que a capacidade de hash rate é reduzida. As placas dessa linha receberam a alcunha GeForce RTX LHR (Little Hash Rate). Este sufixo LHR será colocado na página oficial dos produtos correspondentes.
Essa decisão já era uma bola cantada antes mesmo da confirmação da NVIDIA em seu blog oficial. Na semana passada a chinesa GALAX anunciou as primeiras placas da linha RTX 30 que seguem essa nova abordagem. Ao invés de restrições apenas via driver, essas placas também contam com modificações no hardware. Esse modo aprimorado é mais uma tentativa de manter sob controle a limitação dessas placas em relaçao ao rendimento durante a mineração de Ethereum, evitando o bypass via software que aconteceu com a RTX 3060.
Siga o Hardware.com.br no Instagram
Na publicação em seu blog oficial, a NVIDIA diz que essa iniciativa é mais um passo para colocar as placas GeForce nas mãos dos jogadores. A limitação sobre os algoritmos de mineração de Ethereum valem apenas para essas novas versões de placas da série RTX 30 – identificados pelo sufico LHR; modelos passados continuam com o rendimento total durante a mineração.
Esse modo aprimorado de limitação de performance faz com que o rendimento dessas placas na mineração de Ethereum caia pela metade. Com as placas da GALAX, por exemplo, O hashrate da GeForce RTX 3070 caiu de 52 MH / s para 25 MH / s, e a velocidade de mineração da GeForce RTX 3080 caiu dos 84 MH / s originais para 43 MH /s.
Deve-se acrescentar que, em um futuro próximo, absolutamente todas as placas de vídeo GeForce RTX série 30 serão transferidas para a GPU Ampere com um limitador de mineração aprimorado. As futuras placas dessa família, a RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti, devem vir de fábrica já com esse limitador.
Além da GALAX, outros parceiros da NVIDIA já estão anunciando suas placas RTX LHR. Confira abaixo imagens das versões da Gigabyte e da ZOTAC: