A NVIDIA anunciou sua nova geração de set-top-boxes da linha Shield. São dois novos modelos: Shield TV e Shield TV Pro. Ambos rodam com um processador Tegra X1 + com uma unidade gráfica de 256 núcleos: alega-se que este produto fornece um aumento de desempenho de cerca de 25% em comparação com o antecessor, que roda com o processador Tegra X1. Também foi incluído o suporte para Dolby Vision e Atmos.
O Shield TV é fabricado em um corpo cilíndrico compacto, com 165 mm de comprimento e 40 mm de diâmetro. O equipamento inclui 2 GB de RAM, uma unidade flash com capacidade de 8 GB, um slot para cartão microSD e uma interface HDMI 2.0b.
A versão mais poderosa, o Shield TV Pro herdou o design da geração anterior. O dispositivo conta com 3 GB de RAM e uma unidade flash de 16 GB. Além do conector HDMI 2.0b, existem duas portas USB 3.0 às quais o armazenamento de dados externo pode ser conectado. As dimensões são 159 × 98 × 26 mm. Há também uma entrada para o adaptador de 40W.
Os produtos também contam com um upscaler que converte imagens de 720p ou 1080p em 4K. Segundo a empresa, ela usa inteligência artificial que está sendo treinada há algum tempo. Ambos os novos produtos oferecem também adaptadores sem fio Wi-Fi 802.11ac 2×2 MIMO (2.4 / 5 GHz) e Bluetooth 5.0 + LE, além de um controlador Gigabit Ethernet para conexão com fio a uma rede de computadores.
O sistema operacional embarcado nos produtos é o Android 9.0 (Pie), a integração com o Google Voice Assistant também está garantido. Os dois novos itens estão equipados com um controle remoto completamente atualizado, alimentado por duas pilhas AAA e com um botão dedicado para o acesso à Netflix.
Preço e disponibilidade
Os produtos já estão disponíveis no site da NVIDIA. O Shield TV sai por US$ 149, enquanto o Shield TV Pro custa US$ 199.