Entre os anúncios da Nvidia na CES 2025, a empresa revelou um avanço significativo em sua tecnologia de super amostragem com inteligência artificial, o DLSS 4. Esse novo recurso promete revolucionar o desempenho gráfico dos jogos, oferecendo uma experiência mais fluida e com maior qualidade visual.
A tecnologia estará disponível nas GPUs da nova série RTX 50 e traz uma série de melhorias em relação às versões anteriores, aumentando ainda mais as possibilidades do ray tracing e da renderização em alta resolução.
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O que é o DLSS 4?
O Deep Learning Super Sampling (DLSS) é a tecnologia de renderização da Nvidia que usa inteligência artificial para aumentar a performance gráfica sem comprometer a qualidade da imagem.
Com o DLSS 4, a Nvidia traz novidades para tornar esse processo ainda mais eficaz, como a capacidades de Multi Frame Generation. Essa nova funcionalidade permite gerar até três frames adicionais para cada frame renderizado tradicionalmente, multiplicando a taxa de quadros por segundo (fps) em até 8 vezes.
Essa evolução faz com que o gameplay em 4K a 240 fps com ray tracing seja totalmente completo, uma meta que antes parecia distante. A novidade trouxe um salto expressivo na experiência de jogo, trazendo mais fluidez e qualidade gráfica.
Benefícios e avanços técnicos
A grande novidade do DLSS 4 é a capacidade de gerar múltiplos frames adicionais, o que garante taxas de quadros muito mais altas. Para alcançar esse desempenho, a Nvidia substituiu as antigas Redes Neurais Convolucionais (CNN) por modelos de transformadores, os mesmos usados em ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT.
Essa substituição acaba trazendo melhorias significativas na qualidade da imagem, reduzindo ghosting, aumentando os detalhes e trazendo mais estabilidade para as cenas.
O novo modelo de geração de frames é 40% mais rápido que o anterior e usa 30% menos VRAM, o que torna a tecnologia mais eficiente e acessível para uma variedade maior de dispositivos.
Além disso, o DLSS 4 não se limita apenas às novas GPUs. A Nvidia confirmou que jogos com suporte a Ray Reconstruction, Super Resolution e DLAA poderão ser atualizados para aproveitar os novos modelos de IA em qualquer GPU da série RTX.
Suporte e compatibilidade
No lançamento, o DLSS 4 contará com suporte para 75 jogos e aplicativos, incluindo títulos de grande destaque como Alan Wake 2, Cyberpunk 2077, Indiana Jones and the Great Circle e Star Wars Outlaws.
Quando as GPUs RTX 50 Series forem lançadas no final de janeiro, esses jogos já estarão prontos para aproveitar as novas funcionalidades. Além disso, mais de 50 jogos terão suporte para os novos modelos de IA baseados em transformadores, permitindo que até GPUs mais antigas tirem proveito do avanço tecnológico.
Para jogos e aplicativos que ainda não foram atualizados, a Nvidia revelou que vai oferecer uma opção chamada DLSS Override nos drivers e no app da Nvidia. Essa funcionalidade vai forçar a Multi Frame Generation em GPUs compatíveis, mesmo que o jogo ainda não tenha suporte oficial para DLSS 4. Isso significa que jogadores poderão habilitar o novo recurso em jogos que já possuem suporte ao DLSS 3, garantindo um ganho de desempenho imediato.
Reflex 2 e redução de latência
Outro ponto importante anunciado além do DLSS 4 é o Reflex 2, uma atualização da tecnologia de redução de latência da Nvidia. A nova versão chega com o recurso Frame Warp, que pode reduzir a latência em até 75%.
O Frame Warp calcula a posição da câmera com base na entrada do jogador (mouse ou controle) e aplica ajustes no frame renderizado antes que ele chegue na tela. Esse processo acontece o mais tarde possível, garantindo que o movimento do jogador seja refletido instantaneamente no jogo.
Testes da Nvidia mostram que o Reflex 2 reduziu a latência de 27ms para 14ms em títulos como The Finals. Essa tecnologia estará disponível primeiro para jogadores com GPUs da série RTX 50, mas posteriormente será expandida para outras GPUs da linha RTX.
fonte: theverge