Os tablets com Android 3.0 estão finalmente chegando, mas ainda estão lutando para chegar perto da popularidade do iPad, da Apple. O CEO da Nvidia, Jen-Hsun Huang, cujo processador Tegra 2 da empresa é a base de vários destes tablets com Android, discorreu sobre o assunto com o pessoal da CNet, e ele não parece tão animado com o atual grupo de rivais do iPad, ou pelo menos da maneira como estão sendo comercializados.
O chefão citou várias razões para o lento crescimento: “É um problema de ponto de venda. É um problema de perícia com varejo. É um problema de marketing para consumidores. É um problema de preços. E é um problema de riqueza de conteúdo em software.” Aparentemente falando sobre o Motorola Xoom, Huang destacou que a configuração básica deste inclui o 3G, quando na verdade não deveria. O Xoom 3G possui preço de 600 dólares, comparado aos 500 dólares do iPad 2 com Wi-Fi somente. Considerando a prevalência de smartphones com capacidade de fazer tethering, o Wi-Fi é suficiente para a maioria das pessoas, especialmente quando isso economiza 100 dólares.
O CEO ainda completa, dizendo que “a Apple não somente é melhor na hora de apresentar o produto dela aos consumidores através de um pessoal de vendas dedicado, mas também consegue capturar mais margens que os competidores que precisam compartilhar com parceiros de varejo”. Entretanto, Huang parece otimista sobre o futuro dos tablets com Android 3.0, apesar dos tropeços iniciais.
Ele disse à CNet que a taxa como esses tablets Tegra 2 com Honeycomb estão sendo melhorados é impressionante, adicionando que algumas fabricantes estão “reajustando seus planos”. Felizmente, isso significa que teremos novidades em breve, como tablets mais baratos e com uma gama de aplicativos mais ampla.
Huang se lamentando… 😛