NVIDIA confirma falhas de design em “Blackwell” e descarta responsabilidade da TSMC

NVIDIA confirma falhas de design em “Blackwell” e descarta responsabilidade da TSMC

Jensen Huang, CEO da NVIDIA, abordou diretamente as especulações envolvendo o projeto “Blackwell”, confirmado falhas de design que afetaram o desenvolvimento desses chips. De forma clara, Huang também esclareceu que a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), parceira de longa data na fabricação de chips da NVIDIA, não teve qualquer responsabilidade nos problemas enfrentados.

Além de chips para o setor corporativo, equipando aceleradores que podem ser usados em inferência de IA, por exemplo, os chips baseados na arquitetura Blackwell também equiparão as placas da série RTX 50, como a aguardada RTX 5090, que deve ser apresentada em janeiro.

Segundo o executivo, os chips Blackwell tinha uma falha de projeto que levava a uma menor porcentagem de rendimento de chips utilizáveis.  Huang também assegurou que os problemas identificados já foram resolvidos, indicando que o projeto está de volta aos trilhos.

Com esse posicionamento público, a NVIDIA espera tranquilizar seus parceiros e também garantir que os acordos serão cumpridos com o novo prazo, estabelecido para até o fim de 2024. Inicialmente a ideia era que os chips fossem entregues a partir do segundo trimestre, mas, devido aos problemas de projeto, não foi possível concretizar.

Sobre o Autor

Avatar de William R. Plaza
Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X