Número de assinantes de serviços de streaming ultrapassa a marca de 1 bilhão

Nesta quinta-feira (18), a Motion Picture Association divulgou um relatório que mostra que o número de assinaturas em serviços de streaming alcançou a marca de 1.1 bilhão em 2020. O recorde pode ser explicado pela pandemia do Covid-19, que fez com que mais pessoas procurassem por entretenimento em casa durante a quarentena.

Em contrapartida, o faturamento das bilheterias caiu de uma média de $30 bilhões de dólares para cerca de $12 bilhões de dólares durante o mesmo período, tanto nos Estados Unidos quanto em outros lugares do mundo. Essa queda ainda surge depois das bilheterias conseguirem um faturamento de $42.3 bilhões de dólares em 2019.

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A Motion Picture Association também revelou que a China teve mais faturamento em suas bilheterias do que os Estados Unidos no ano de 2019 pela primeira vez, chegando a marca de $3 bilhões de dólares em ingressos vendidos.

Bilheteria Cinema
Bilheterias dos cinemas seguem em queda de faturamento

Com a pandemia e a rotina de quarentena, as pessoas mudaram a principal forma de entretenimento e de consumir filmes, fazendo com que empresas como a Netflix Inc. e a Walt Disney Co. experimentassem um grande aumento em seus lucros.

Com todos se voltando para as opções de entretenimento digital disponíveis em seus computadores, Smart TVs e smartphones, as assinaturas em serviços de streaming subiram em 26% em relação a 2019. Só nos Estados Unidos, esse aumento foi de 32%, chegando em um total de 308.6 milhões, segundo a Motion Picture Association.

E mesmo depois que as medidas de quarentena começaram a se tornar menos restritivas e os cinemas voltaram a abrir, os serviços de streaming ainda é a estratégia de crescimento dominante entre os grandes estúdios de Hollywood e as empresas do Silicon Valley.

Faturamento da Netflix e outros serviços de streaming aumentaram na pandemia

A Netflix é uma prova viva disso e hoje em dia é o serviço de streaming mais popular, ultrapassando a marca de 200 milhões de assinaturas em todo o mundo. O Disney+ é outro exemplo que, em menos de 2 anos de existência, já conta com mais de 100 milhões de assinaturas.

É uma situação de equilíbrio e, enquanto os faturamentos dos cinemas caem, os ganhos nas formas de entretenimento digital contrabalanceiam essas perdas. O faturamento desses serviços, que incluem streaming e locações online, pulou de $47.2 bilhões em 2019 para $61.8 bilhões de dólares em 2020.

Esse cenário também faz com que as ofertas de entretenimento mudem e se adaptem ao que faz sucesso. Hollywood está cada vez mais voltada para a produção de séries, já que elas garantem um entretenimento mais longo para os consumidores e vêm fazendo bastante sucesso nas plataformas. Em 2020, o número de séries escritas por produções americanas chegou ao número de 537, em comparação às 381 apresentadas no ano anterior.

cine series
Hollywood investiu mais em séries

Da mesma forma, mais e mais serviços de streaming começam a surgir no mercado americano e mais e mais serviços se esforçam para chegar em mercados internacionais. Embora alguns cinemas já estejam reabertos em cidades estratégicas como Nova York e Califórnia, muitas pessoas ainda não estão se sentindo seguras o suficiente para voltar a frequentar o local. 

Porém, os maiores estúdios de Hollywood se mostram ainda esperançosos de que as coisas podem voltar a ser como eram antes, principalmente com os lançamentos de filmes aguardados como Viúva Negra e o mais novo filme da franquia Velozes e Furiosos, o F9.

Fonte: Market Watch

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Cearense. 37 anos. Apaixonado por tecnologia desde que usou um computador pela primeira vez, em um hoje jurássico Windows 95. Além de tech, também curto filmes, séries e jogos.
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