A Sony parece estar bem adiantada com sua solução para jogos em nuvem, trazendo o novo sistema de streaming para títulos do console de última geração, PS5. Pelo visto a empresa está mesmo disposta a entrar nesse segmento o mais rápido possível.
Acontece que o novo sistema já está em fase de testes e foi liberado para alguns jogadores selecionados, chamados de Beta Testers, ou seja, testadores da fase beta. Muitos dos títulos disponibilizados são de grande sucesso no console, como é o caso de God of War: Ragnarok e Horizon: Forbidden West.
Leia também:
PS5 ganha edição especial do Marvel’s Spider-Man 2
Rumor: PS5 Pro deve chegar ao mercado em 2024 com o dobro de unidades computacionais
Streaming de jogos do PS5 já está em testes
O sistema de jogos em nuvem da Sony para o PS5 foi anunciado pela empresa em junho, e por isso pegou muitos de surpresa ao revelar já estar na fase de testes, já que muitas pessoas acreditavam que isso iria demorar um pouco para acontecer.
Algumas das pessoas selecionadas para o programa de testes já começaram a revelar suas primeiras impressões sobre o streaming de jogos do PS5 e a maioria são bem positivas. De acordo com eles, os jogos estão rodando de forma bem estável e ainda há a possibilidade de jogar com resolução 4K pela nuvem.
Por enquanto o teste ainda é bem limitado, com alguns jogadores de regiões selecionadas. Ainda não se sabe se o streaming de jogos em nuvem do PS5 será liberado apenas para os Estados Unidos inicialmente ou para outros países.
O Brasil muito provavelmente não estará nessa lista inicialmente, infelizmente, até porque esse novo sistema de streaming de jogos do PS5 fará parte da assinatura PlayStation Plus Premium, que não é comercializada por aqui até o momento.
Jogadores se mostram em otimistas
Um e-mail que foi aparentemente enviado pelo PlayStation a um testador convidado e foi divulgado no Reddit menciona que estão entusiasmados em apresentar a funcionalidade de streaming em nuvem do PS5. A colaboração do testador convidado é valorizada para testar essa funcionalidade.
O período de teste beta requer códigos de convite exclusivos, os quais não são transferíveis a outros utilizadores. O e-mail ressalta que as características da funcionalidade podem sofrer alterações até o lançamento oficial do serviço de streaming em nuvem.
Enquanto a Sony ainda não passa mais informações sobre o lançamento e mais detalhes do streaming, por enquanto o que se tem são os comentários feitos pelos testadores. O fórum ResetEra revela o compartilhamento de alguns relatos de pessoas que fazem parte desse grupo seleto, contando como foi a experiência e suas primeiras impressões.
Muitos afirmaram que o uso é bem intuitivo, principalmente para tarefas como entrar na biblioteca para encontrar os jogos. Eles também revelaram que os jogos estão rodando de forma estável e lisa, mesmo em resoluções maiores como 4K, sem travamentos ou problemas.
Diversos dos testadores disseram que conseguiram jogar jogos bem pesados e populares como God of War: Ragnarok em resolução 4K pela nuvem e não tiveram nenhum tipo de problema de conexão, e isso acabou impressionando muita gente.
O novo sistema também conta com uma opção para carregar os dados salvos da nuvem durante a jogatina, e é também algo bem intuitivo e fácil de fazer.
É nesse mesmo menu que eles tiveram acesso a algumas escolhas antes de começar a rodar os jogos em nuvem como, por exemplo, a resolução, que vai de 720p a até 4K. É algo bem interessante, porque assim ele poderá contemplar diversos tipos de telas e também de conexões, garantindo rodar o jogo mais liso a depender da velocidade da internet.
Até o momento, os testadores contam com um menu da PS Plus Premium com uma seleção ainda limitada de títulos compatíveis com o streaming, porém com opções diversificadas em relação ao estilo de jogos. São eles:
- God of War: Ragnarok
- Horizon: Forbidden West
- Returnal
- Demon’s Souls
- Death Stranding
- Destiny 2
- Fortnite
- Sackboy: A Big Adventure
- Destruction All Stars
- Fall Guys
- Demon Slayer (Trial)
- Resident Evil Village (Trial)
Isso porque o sistema de cloud gaming da Sony é um pouco diferente do oferecido pela Microsoft com o Xbox Game Pass. Enquanto o sistema da Microsoft permite que os jogadores possam rodar qualquer jogo na nuvem, o da Sony por enquanto só permite que isso seja feito com jogos digitais que estiverem na biblioteca do usuário, ou seja, que ele tenha comprado ou resgatado.
Fonte: engadget
Deixe seu comentário