É sempre fantástico quando a tecnologia consegue inovar sem a necessidade da troca completamente da base de dispositivos, acessórios ou cabos que já estamos habituados a usar, o exemplo mais recente dessa “mão na roda”, veio da NBASE-T, consórcio responsável pelo desenvolvimento e padronização de tecnologias relacionadas à Ethernet, que revelou o novo padrão 802.3bz, aprovado pela IEEE, e que promete velocidades de 2,5 Gbps e 5 Gbps com os mesmos cabos Cat5e e Cat6 que são amplamente utilizados.
Os cabos Cat 5e conseguirão entregar 2,5 Gbps naquela margem de segurança de até 100m, já os cabos Cat 6 com o mesmo raio de ação conseguirão entregar 5 Gbps. Essa alteração será de suma importância principalmente para o setor corporativo. Anteriormente o padrão mais rápido alcançado em cabos Cat 5e e Cat 6 era de 1 Gbps. No caso do usuário doméstico um dos grandes benefícios dessa mudança será nas redes Wi-Fi que utilizam equipamentos com padrões mais recentes como o 802.11ac que alcançam velocidades mais elevadas, mas que acabam sofrendo com gargalo devido as limitações da Ethernet.
Peter Jones, chairman da NBASE-T Alliance.
Par usufruir dessas melhorias a NBASE -T diz que será necessário uma atualização de software, e em alguns casos a troca da porta de rede. No caso dos usuários domésticos ainda deve demorar um tempo para o lançamento de equipamentos de rede compatíveis com o 802.3.bz.