Essa semana comentamos sobre um golpe do WhatsApp que prometia material escolar gratuito da Faber Castell. Mais de 500 mil pessoas acessaram o link malicioso. Bem, passado alguns dias um novo golpe já está zanzando pela internet brasileira, envolvendo novamente o repasse da mensagem via WhatsApp e o nome de outra grande empresa, a Havan, que tem diversas lojas de departamento pelo Brasil.
O golpe repassa a ideia de que estariam sendo oferecidas vagas de emprego na Havan. A informação foi confirmada pela empresa de segurança brasileira PSafe, através do seu laboratório de cibersegurança o DFNDR Lab.
#alertadfndr Os hackers não param! Este phishing utiliza INDEVIDAMENTE o nome da @havan para oferecer falsas vagas de emprego e roubar dados. #CUIDADO pic.twitter.com/41y1igAeBT
— dfndr Brasil (@dfndr_br) 10 de janeiro de 2019
Assim como outros tantos golpes divulgados no Brasil o repasse da mensagem maliciosa acontece em larga escala via WhatsApp. Muitos desavisados e alguns maldosos repassam o link para amigos e familiares. Ao clicar no link o usuário é redirecionado para uma página falsa, um clássico golpe de phshing, em que o intuito é colher informações sensíveis.
A mensagem para chamar atenção de quem recebe o link é que são 109 vagas de emprego na Havan com salários de R$ 1.799. Infelizmente 209 já começou movimentado em relação ao repasse desses golpes, que em sua maioria mantém a mesma estrutura, o que muda é apenas o suposto prêmio ou oportunidade.
Reforçando dicas básicas para evitar ser mais uma vítima desse tipo de fraude. Não clique em qualquer link, ainda mais se for repassado por grupos em apps como o WhatsApp. Desconfie de promoções mirabolantes e sempre que tiver alguma dúvida se tal mensagem é verdadeira consulte os canais oficiais de comunicação das empresas citadas na mensagem.
Deixe seu comentário