Um dos problemas do Android Market, assim como de outras lojas de aplicativos, é que o processo de descoberta de novas apps não é tão amigável. Isso melhorou bastante com a web store em fevereiro, uma versão via navegador das listagens, otimizada para desktops/notebooks. Agora ela está ganhando mais alguns recursos para facilitar a descoberta de apps.
Os gráficos das apps “top” foram redesenhados, agora são atualizados com mais frequencia e são específicos por países. Isso permite listar resultados mais relevantes do que antes.
Outra seção interessante é a escolha do editor, onde a equipe do Google analisa os aplicativos e destaca os que consideraram melhores em várias categorias:
Isso dá um destaque menos automatizado para algumas apps, o que pode ser bom em vários casos.
Há ainda relação dos “top desenvolvedores”, melhores apps relacionadas (com aprimoramentos no sistema de escolha delas) e as “trending apps”: uma lista de aplicações que recentement vêm crescendo no Android Market.
Todas essas novidades podem ser vistas direto no site market.android.com. Normalmente é bem mais agradável procurar apps por ele do que direto no Android, já que naturalmente dá para obter mais informações numa tela maior 🙂 Isso pode reduzir o hábito de baixar dezenas de apps de uma vez e logo em seguida já remover várias.