Toda a polêmica sobre a segurança do TikTok vem sendo revivido há meses, e por isso o aplicativo vem sendo banido em diversos lugares nos Estados Unidos e na União Europeia. Dessa vez ele foi banido na cidade de Nova York, mais precisamente em aparelhos de propriedade da cidade.
Com isso, os funcionários públicos que usam smartphones de propriedade da cidade terão 30 dias para desinstalar e apagar o TikTok desses aparelhos. Esse tipo de ação já está se tornando comum em diversas cidades no país americano.
Leia também:
Educadores dos Estados Unidos processam TikTok, Snapchat e Youtube
Medo de espionagem faz TikTok ser bloqueado em dezenas de universidades do EUA
TikTok vem sendo proibido em vários estados americanos
A nova diretriz foi emitida na semana passada e chega como decisão depois que o Comando Cibernético de Nova York destacou que o aplicativo de vídeos rápidos representaria “uma ameaça à segurança das redes técnicas da cidade”.
Com isso, os funcionários públicos já não podem mais baixar, instalar e nem usar o aplicativo ou até mesmo a versão web do tiktok em nenhum dispositivo da cidade. Um porta-voz da prefeitura falou com o The Verge e revelou que:
“Embora a mídia social seja ótima para conectar os nova-iorquinos entre si e com a cidade, temos que garantir que estamos sempre usando essas plataformas de maneira segura. O NYC Cyber Command explora e desenvolve regularmente medidas proativas para manter os dados dos nova-iorquinos seguros.”
Eles ainda destacaram que as diretrizes do Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos já estão desencorajando o uso do TikTok em qualquer dispositivo que seja governamental. Ainda existe uma legislação federal, aprovada no começo desse ano, que proíbe o uso do aplicativo.
Hoje em dia diversos estados do EUA já proibiram o uso do TikTok em aparelhos de propriedade do governo, porém alguns deles não estão satisfeitos apenas com essa medida. Em maio desse ano, por exemplo, o governador de Montana, Greg Gianforte, assinou um projeto de lei que visa banir o TikTok de todo o estado, e não apenas nos aparelhos do governo, mas também nos individuais.
Isso fez com que muitos usuários do aplicativo e a própria empresa responsável por ele processassem o estado, alegando que esse tipo de projeto de lei infringia os direitos de liberdade de expressão dos cidadãos do estado de Montana.
Em 2020 o estado de Nova York já tinha proibido o uso do TikTok em aparelhos emitidos pelo estado a partir daquele ano em uma política interna que não permite o download e nem o uso neles. Só que a política ainda permitia que algumas plataformas de relações públicas de NY ainda estivessem usando a plataforma para marketing, o que agora já não será mais possível.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário