Desde o seu lançamento em julho do ano passado, o Raspberry Pi 4 vem enfrentando problemas de compatibilidade com o USB-C. Nem todos os cabos funcionam com o computador apenas devido à má implementação do padrão. Com uma versão revisada do hardware, esse problema foi corrigido.
O padrão especifica claramente que dois pinos da porta USB-C devem possuir resistência própria. No Raspberry Pi 4 original , os dois pinos compartilham um único resistor. A implementação funciona, mas acaba entrando em conflito com a grane maioria dos cabos no mercado.
A Raspberry Pi Foundation foi rápida em reconhecer o problema na época e disse que estaria trabalhando em uma versão revisada que implementaria corretamente o padrão USB-C. A nova versão está pronta e pode lidar com todos os tipos de cabos USB-C. Infelizmente, é impossível ver a diferença entre uma versão antiga e uma nova do Pi 4 antes de você realmente ter comprado a peça.
Segundo Eben Upton, CEO da Raspberyy Pi, a melhor maneira de descobrir se você tem uma uma versão revisado é testar cabo mesmo. Enquanto a versão não corrigida do Raspberry Pi 4 ainda estiver em estoque, é possível que você receba uma cópia antiga ao fazer o pedido.