A Microsoft anunciou recentemente a versão 0.69.0 do PowerToys, seu conjunto de utilitários gratuitos e de código aberto para os sistemas operacionais Windows 10 e 11. A atualização traz um recurso inédito e que promete facilitar a edição do registro do Windows. Atualmente, esta é uma tarefa que exige cautela e conhecimento técnico.
O Registro do Windows é um banco de dados centralizado do sistema operacional que armazena configurações, informações e preferências do sistema e dos programas instalados. Ele é composto por chaves e valores organizados hierarquicamente e afeta diretamente o funcionamento do sistema e dos aplicativos.
Leia também
Microsoft corrige bug de cinco anos que prejudicava desempenho do Firefox no Windows
Microsoft anuncia recursos de Inteligência Artificial para o Office
Novo “brinquedo” do PowerToys
Embora o tradicional Editor do Registro continue disponível e não haja planos para substituí-lo, o PowerToys agora oferece uma maneira mais intuitiva de visualizar e editar arquivos do registro (extensão .REG).
Esta atualização é significativa, pois erros ou inconsistências nos arquivos .REG podem causar problemas no funcionamento de programas e até mesmo do sistema operacional como um todo.
A nova funcionalidade do PowerToys, chamada Visualização do Registro, possibilita a análise detalhada das entradas de um arquivo .REG antes de sua implementação no registro do Windows.
A edição desses arquivos é possível, embora inicialmente seja necessário abrir o Bloco de Notas para fazê-lo. Após a edição, os usuários podem clicar em “Recarregar do arquivo” para visualizar as alterações efetuadas.
Outras utilidades do Microsoft PowerToys
O PowerToys é conhecido por sua variedade de utilitários que facilitam o uso e a personalização do Windows. Além da Visualização do Registro, a suíte oferece outras ferramentas úteis, tais como:
- Colar como texto sem formatação: copia um texto e o adiciona sem formatação em qualquer software;
- Extrator de texto: extrai texto de qualquer área da tela, atuando como um software OCR;
- FancyZones: organiza janelas de várias formas;
- PowerToys Run: um launcher de aplicativos com recursos avançados;
- Redimensionador de imagem: ajusta as dimensões de diversas imagens simultaneamente;
- Seletor de cor: identifica a cor de qualquer elemento exibido na tela;
- Sempre visível: mantém o Windows ativo, sem hibernar, sem a necessidade de modificar as configurações de energia;
- Utilitários do mouse: adiciona funcionalidades ao mouse, como um modo marca-texto.
O Microsoft PowerToys é compatível com Windows 10 e 11 e pode ser baixado gratuitamente na página do projeto no GitHub. Para instalar, basta selecionar a versão desejada (release) e seguir até o final da página para encontrar os links de download (a maioria dos usuários deve escolher o arquivo “PowerToysSetup-0.69.0-x64.exe”). O código-fonte do PowerToys também está disponível para download no mesmo link.
O lançamento da versão 0.69.0 do PowerToys representa um avanço na facilidade e eficiência de ajustes no registro do Windows. A atualização é uma excelente notícia para usuários que buscam otimizar seu sistema operacional com segurança e praticidade.
E você, já experimentou o Microsoft PowerToys? Compartilhe suas experiências e opiniões nos comentários abaixo.
Deixe seu comentário