Nova ameaça para Android já afetou mais de 20.000 aplicativos

20

Pesquisadores da empresa de segurança móvel Lookout anunciaram a descoberta de um novo adware poderoso, que faz parte de uma família intitulada Shuanet, afetando diretamente o sistema Android. Até o presente momento, mais de 20 mil aplicativos já foram contaminados.

A companhia diz que a ameaça se auto-concede um nível de permissão elevado para que seja enviado anúncios ao sistema, gerando dinheiro para o cibercriminoso. A Lookout alerta que a amaeça é encontrada em lojas de aplicativos não autorizadas pelo Google. A ameaça se disfarça de apps famosos como o Facebook, Google, Twitter, Whattsapp, entre outros.

Especialistas dizem que os fabricantes são os grandes responsáveis pelos problemas de segurança do Android

Após ser instalado, esses aplicativos maliciosos conseguem adentrar nas raízes do Android, ao lado de aplicações originais do sistema, garantindo que a ameaça tenha as mesmas permissões de alguns apps.

contaminado

Aplicativo Okta com a ameaça

Ao ser contaminado, o aparelho torna-se praticamente descartável. A Lookout diz que é praticamente impossível a remoção da ameaça, a melhor opção é realmente a substituição do aparelho.

“Para os indivíduos, se infectado (…) pode significar uma ida à loja para a aquisição de um novo telefone”, escreveu um pesquisador da Lookout.

Diferentemente da grande maioria das ameaças que têm como objetivo o roubo de informações sensíveis ou o controle remoto do aparelho, um adware, como o Shuanet, concentra-se na exibição de propagandas para um grande retorno financeiro. Porém, a Lookout diz que algumas versões diferenciadas do código do Shuanet poderiam incluir o roubo de informações, instalação de aplicativos adicionais, entre outros fatores.

As maiores vítimas dessa nova ameça estão na Alemanha e nos Estados Unidos. O conselho da Lookout para esse novo caso é justamente aquele que é amplamente difundido: evite o download de aplicativos em lojas de terceiros.

Para maiores informações a página da Lookout que trata da nova ameaça: https://blog.lookout.com/blog/2015/11/04/trojanized-adware/

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!