Recentemente a Nintendo fez um registro na Comissão Federal de Comunicações (FCC) de um novo dispositivo que por enquanto ainda é um mistério. Pelo código de registro o que se sabe é que ele será um novo aparelho, mas até o momento só temos especulações sobre isso.
O número de modelo em questão é o CLO-001, o que confirma que ele não é o Switch 2, mesmo que muitas pessoas esperam que o novo console da Nintendo seja revelado antes de abril do ano que vem. Então, o que pode ser? Confira mais detalhes.
Leia também:
Essa é uma coleção de 2 mil jogos do Nintendo Switch
Museu da Nintendo vai abrir no Japão em outubro com atividades interativas
O que sabemos até agora?
A começar pelo número de modelo, fica claro que ele não é o Switch 2, uma vez que o Switch original tem como número de modelo HAC-001. Nesse caso teria que apresentar a mesma sigla e o número 002. Também não é um console DS, já que ele tem número de modelo NTR-001.
No registro, esse novo dispositivo foi descrito como um “dispositivo sem fio”, sem qualquer tipo de indicação de que ele seria um console ou até mesmo algum tipo de controle para consoles, como os Joy-Cons do Switch.
Os documentos também mostram um diagrama básico que não revela muitas informações, mas mostra que o rótulo do aparelho vai ficar na parte inferior e o design terá uma base quadrada com cantos arredondados.
Outro detalhe revelado é que o dispositivo não contará com bateria interna, então ele só vai funcionar quando estiver ligado diretamente em uma fonte de energia, como acontece com a Alexa, por exemplo. Nesse caso o tipo de caso usado será USB-C, já que o documento mostra o mesmo tipo de carregador que já acompanha dos consoles Switch atualmente.
E mesmo sendo um aparelho sem fio, ele não parece vir com tecnologias muito avançadas nesse quesito, já que o documento revela um rádio Wi-Fi de 2.4 GHz e não um Wi-Fi de 5GHz ou 6Ghz, ou sequer conexão bluetooth.
O sensor de 24GHz é um dos detalhes mais importantes
Diante dos poucos detalhes sobre o aparelho, o que talvez chame mais atenção é que ele contará com um sensor de ondas milimétricas de 24 GHz. Esse tipo de sensor conta com uma tecnologia capaz de rastrear movimentos com alta precisão, então ele consegue monitorar gestos do usuário ou até mesmo detectar quando alguém se aproxima.
Esses tipos de sensores já podem ser vistos por exemplo no Google Pixel 4, onde é responsável por detectar quando alguém se aproxima para que o aparelho ligue sozinho, e até mesmo nos sensores de presença de casas inteligentes da marca Aqara.
No caso do novo dispositivo da Nintendo, esse sensor pode ser um importante para o funcionamento, já que possivelmente ele terá alguma função de interação com o usuário ou com o ambiente. Mesmo que ainda não seja certo ou esteja claro qual é a funcionalidade do sensor aqui, a presença dele já indica que a Nintendo pode estar se aventurando em novas formas de interações, possivelmente envolvendo gestos ou monitoramento de movimentos.
Então, o que pode ser o novo dispositivo da Nintendo?
Essas são as informações que temos até o momento diante do documento da FCC, e infelizmente ainda são bem poucas para termos certeza do que o dispositivo realmente será. Algumas pessoas já estão começando a especular e levantar teorias. Até o momento as mais plausíveis são:
Controle por gestos: O CLO-001 pode ser parte de uma nova interface de controle baseada em gestos, possibilitando que os jogadores interajam com jogos e consoles de maneira inovadora. Com o sensor de 24GHz, o dispositivo poderia detectar movimentos corporais ou gestos de mãos, criando uma experiência de jogo mais imersiva e intuitiva.
Acessório para parques temáticos: Outra possibilidade é que o dispositivo seja uma atualização ou um acessório para os parques temáticos Super Nintendo World. Ele poderia ser usado para melhorar a experiência interativa dos visitantes, talvez permitindo uma maior conexão com os ambientes ou atrações.
Projeto de rastreamento de sono “Qualidade de Vida”: Uma teoria que tem ganhado força é o retorno do projeto de rastreamento de sono da Nintendo, que foi anunciado há quase uma década, mas nunca foi lançado. O CLO-001 poderia monitorar padrões de sono ou a saúde geral do usuário, retomando o conceito de bem-estar que a empresa buscou explorar no passado.
Apoio a Realidade Aumentada (AR): O sensor de 24GHz pode permitir que o dispositivo interaja com o mundo real de maneira inteligente, sendo capaz de detectar objetos e movimentos. Isso poderia abrir portas para novos produtos, como uma atualização do Mario Kart Live ou até mesmo um novo jogo em estilo Pokémon Go, com integração de AR.
Fonte: The Verge
Deixe seu comentário