Nintendo processa streamer que postava gameplays de jogos antes de serem lançados

Nintendo processa streamer que postava gameplays de jogos antes de serem lançados

A Nintendo já é uma empresa conhecida por sua política restrita e severa contra qualquer tipo de pirataria envolvendo suas propriedades intelectuais. Embora as vezes as ações da empresa pareçam exageradas para muitos, em outras elas provam que é preciso mesmo se manter atento, como prova o novo caso da empresa contra o streamer EveryGameGuru.

Acontece que a Nintendo está processando o streamer em questão ao alegar que ele transmitiu gameplays de jogos piratas antes de seus lançamentos oficiais e forneceu aos espectadores links para ROMs e ferramentas de pirataria. Confira mais detalhes.

Leia também:

Nintendo confirmou que você poderá jogar os jogos do Switch no Switch 2
Veja o Nintendo Alarmo rodando DOOM

Transmissões ilegais

Nintendo

De acordo com a Nintendo, EveryGameGuru compartilhou gameplays de, pelo menos, 10 títulos diferentes antes de suas datas oficiais de lançamento em, no mínimo, 50 ocasiões desde 2022.

Entre os títulos estão jogos populares como The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, Super Mario RPG, Splatoon 3 e Mario Strikers: Battle League. A Nintendo afirma que ele transmitiu gameplays em plataformas como YouTube, Discord, Twitch, TikTok, Trovo, Kick, Facebook e outras, geralmente com comentários mínimos, na tentativa de atrair um público grande, mas sem chamar muita atenção.

Um dos jogos citados no processo, Mario & Luigi: Brothership, foi transmitido pelo streamer várias vezes em outubro de 2023, mesmo com o lançamento oficial previsto apenas para 7 de novembro. A Nintendo identificou também outro caso em que EveryGameGuru transmitiu gameplays de Super Mario Jamboree antes do lançamento oficial em 17 de outubro de 2023.

A empresa conseguiu remover os vídeos de plataformas como YouTube, mas EveryGameGuru continuou suas transmissões em outras plataformas, como o Loco, onde é possível até mesmo ver um QR code para o CashApp, onde aos espectadores podem apoiá-lo financeiramente. Em resposta aos bloqueios de contas, o streamer até mesmo chegou a mandar e-mails para a Nintendo revelando ter “mil canais descartáveis” e que “poderia fazer isso o dia todo”.

Nintendo

Links para sites de pirataria

Além das transmissões ilegais, o processo oferece capturas de tela mostrando que EveryGameGuru direcionou os espectadores para ferramentas de pirataria, incluindo emuladores como Ryujinx, Yuzu, Suyu e Sudachi, além de sites para download de ROMs e chaves de decriptação do Nintendo Switch.

Em uma das postagens, o streamer compartilhou um guia passo a passo sobre como jogar ROMs baixadas ilegalmente, acompanhando com o comentário: “Capitalismo é um câncer. Meu canal está sendo deletado por compartilhar vídeos de gameplay! Esse é o seu prêmio!”, escrito em letras maiúsculas.

Nintendo busca indenização milionária

A Nintendo está exigindo uma indenização de US$ 150 mil por cada violação de direitos autorais, o que pode acabar em uma multa milionária, já que foram diversas transmissões com vários jogos envolvidos. De acordo com o site 404media, a soma poderia alcançar milhões de dólares.

Fonte: 404media, engadget

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X