Processos, processos… Mas desta vez não são patentes: são marcas. A Google não pode vender seus smartphones Nexus por aqui por um impasse judicial. Nexus One, Nexus S… E até mesmo o Nexus Prime poderá ficar de fora da comercialização oficial no país.
O processo se dá com a Nexus Telecomunicações, uma operadora de telefonia que atua em algumas outras áreas relacionadas, como VoIP (usando a marca Talky). Ela tem a seu lado uma decisão judicial que impede a Google e Samsumg de venderem o Nexus S por aqui. Apesar de não fabricar aparelhos com essa marca, ela diz ter direito sobre a mesma tanto para serviços quanto para produtos.
O Nexus S não veio ao Brasil por outro motivo, segundo a Samsung, sendo por “questões comerciais”. Provavelmente para não concorrer com suas várias versões do Galaxy? Bom, de qualquer forma, se viesse teria que enfrentar a justiça – decisão essa que a Google tentou derrubar, sem sucesso.
Se a justiça não mudar de posição o Nexus Prime poderá não aparecer mesmo no Brasil, já que as empresas estão proibidas de usar a marca sob pena de multa de R$ 1 mil por dia – e não parece que estão a fim de mudar o nome apenas para soltar o produto num determinado mercado. O Nexus Prime é esperado como o primeiro smartphone a usar o Android Ice Cream Sandwich, e sua indisponibilidade oficial atinge logo de cara os entusiastas. De qualquer forma, ML estará aí para atender como fez nos outros casos 😛
Esta notícia no Estadão tem mais detalhes.