Pouco tempo depois de aumentar os preços de seus planos nos Estados Unidos, a Netflix está planejando elevar novamente os valores das suas assinaturas. E provavelmente esse aumento ocorra ainda em 2024. Esta foi uma previsão feita por John Hodulik, um analista da UBS.
Esse aumento era esperado por muitos que vinham acompanhando as últimas notícias sobre a empresa, indicando uma inevitável mudança de rumo.
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Segundo o analista, a estratégia da empresa está se reorientando. Ao invés de priorizar a expansão, agora o foco é impulsionar a lucratividade. A expectativa é que, ao ajustar o preço das mensalidades para cima, a Netflix consiga um acréscimo de 15% em suas receitas até o final do ano. Caso essa meta seja alcançada, isso representaria um salto significativo em comparação com o crescimento de 7% observado no final do ano fiscal de 2023.
Além do reajuste nos preços, a Netflix aposta no aumento da base de assinantes por meio da maior penetração do seu plano mais econômico, que inclui anúncios. Estes dois fatores – aumento de preços e aumento de assinantes do plano com anúncios – atuarão como motores para alavancar os lucros da plataforma de streaming.
Recentemente, já houve reajuste nos preços dos planos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aumento aconteceu em outubro do último ano, com o plano Básico passando de US$ 9,99 para US$ 11,99 e o Premium de US$ 19,99 para US$ 22,99. No Brasil, embora o último aumento tenha sido em 2021, a empresa promoveu a exclusão do plano básico sem anúncios da lista de opções disponíveis. Agora, se quiser pagar mais barato, terá que ver anúncios.
De acordo com Greg Peters, co-CEO da Netflix, a empresa decidiu pausar os reajustes de preços enquanto lida com o uso compartilhado de perfis. Em outubro de 2023, ele disse que os aumentos de preço nos EUA e na França foram mais bem-sucedidos do que se previa. Isso encorajou a Netflix a pensar em aplicar essas mudanças em outras regiões.
Segundo a UBS, essa nova abordagem da Netflix a torna mais parecida com empresas de mídia tradicionais. Um ponto que pode não ser bem recebido pelo público é a possível descontinuação de séries que não produzam o retorno financeiro esperado, mesmo que sejam populares entre os assinantes.
Fonte: Collider
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