A Netflix iniciou a produção de uma série de TV sobre a história do Spotify, famoso serviço de streaming de músicas, que revolucionou a indústria musical e tecnológica, se tornando uma das principais (ou principal) plataformas do gênero.
De acordo com uma matéria da revista Variety, a série terá seis partes com o enredo principal girando em torno do desenvolvimento do Spotify pelo empreendedor sueco Daniel Ek e seus parceiros.
Daniel Ek será interpretado pelo também sueco Edvin Endre, conhecido pela série Vikings. Ulf Stenberg (“Beartown”) será ex-presidente da Universal Music da Suécia, Per Sundin; Gizem Erdogan fará o papel da ex-conselheira geral do Spotify, Petra Hanson; e Joel Lützow será o ex-CTO do Spotify, Andreas Ehn.
A direção ficará por conta do norueguês Per-Olav Sørensen, com roteiro de Christian Spurrier (“Silk”) e produção executiva de Berna Levin, da produtora britânica Yellow Bird. Outros produtores serão Eiffel Mattson e Luke Franklin.
A série fictícia, com produção da Yellow Bird e do Banijai Group, será inspirada no livro “Spotify Untold”, de Sven Carlsson e Jonas Leijonhufvud, dois jornalistas de tecnologia que fizeram mais de 70 entrevistas para desenvolver a história do livro.
Treta entre Apple e Spotify deve ser tema da série da Netflix
O livro conta a história do Spotify, desde o desafio de convencer gravadoras a se juntarem à plataforma, até a treta com Steve Jobs durante o lançamento do serviço nos Estados Unidos.
De acordo com os autores do livro, a guerra entre Spotify e Apple é um tema central da narrativa do livro. Portanto, é de se esperar que a série dá Netflix dê um grande foco ao conflito.
Em entrevista à Variety, Sven Carlson, um dos autores do livro, afirmou que sentiu uma grande adrenalina quando estava descobrindo os detalhes sobre o conflito entre Apple e Spotify.
“Após meses de pesquisas, nós pudemos afirmar que Steve Jobs trabalhou ativamente para evitar o lançamento do Spotify nos EUA”.
Além disso, o livro cobre, também, as polêmicas envolvendo o Spotify e a cantora Taylor Swift, bem como a lenda Bob Dylan.
Por fim, a série está listada no Netflix como “Untitled Spotify Drama” (Drama sobre o Spotify ainda sem título) e deve estrear em 2022.