O codec AV1 foi lançada há quase três anos e o formato de vídeo isento de royalties agora é amplamente utilizado. A Netflix, um dos promotores, juntamente com Apple, Amazon, ARM, Cisco, Facebook, Google, IBM, Intel, Microsoft, Mozilla e NVIDIA, decidiu explorá-lo executando testes na versão para Android de seus aplicativo.
Segundo a Netflix, o AV1 oferece uma eficiência de compressão 20% melhor do que o VP9 do Google usado anteriormente. A longo prazo, a Netflix pretende usar esse codec em outras opções, mesmo em dispositivos Apple (não é de admirar, já que a própria Apple faz parte da Alliance for Open Media , uma organização sem fins lucrativos que promove esse formato).
Para habilitar o novo codec no aplicativo Android, é necessário ativar a opção “Salvar dados” no menu Configurações (a ativação padrão ainda não está prevista). O codec está disponível em apenas alguns títulos selecionados, vai levar tempo, mas o AV1 tem todas as condições para se tornar o padrão no setor de streaming.