A Grande empresa de componentes de redes Netgear apresentou um novo roteador 802.11AC, o Nighthawk X4, dispositivo capaz de fornecer uma velocidade de até 1.733 Mbps com a banda de 5 GHz e até 600 Mbps na banda de 2,4 GHz.
De acordo com a empresa o novo roteador inclui um processador dual-core de 1,4 GHz baseado no processador Qualcomm Internet, oferecendo uma velocidade de até 40 % mais rápido que os produtos similares.
O novo roteador inclui um recuros de priorização de QoS (quality of service) dinâmico, o que significa que não trata todos os dispositivos da mesma forma, em vez disso prioriza cada aplicação. O roteador detecta de forma automática consoles, desktops, Smarts TVs, etc. Por essas características de auto reconhecimento e distribuição inteligente da banda, a Netgear garante que nenhuma aplicação ficará dependendo de banda.
O Nighthawk X4 inclui duas portas USB 3.0 e uma porta eSATA para o compartilhamento de dados, quatro antenas externas oferecendo cobertura de longo alcance, 128 MiB de armazenamento interno e 256 MiB de RAM. Há também cinco portas gigabit (uma para o modem, como de praxe), tecnologia USB ReadyShare para o compartilhamento de impressora ou armazenamento externo.
Além dessas características, o roteador inclui suporte para servidor iTunes para reprodução de música em dispositivos compatíveis com AirPlay. Há também o software Netgear Genie para instalação, monitoramento e manutenção da rede.
“O Nighthawk X4 foi desenvolvido para gamers e pessoas que utilizam muito streamming de vídeo”, disse Sandeep Harpalani, diretor de marketing da Netgear. O preço do roteador é de US$ 279,99.
O foco do novo roteador da Netgear é o Streaming de vídeo em alta qualidade