Naughty Dog cancela jogo multiplayer de The Last of Us

Naughty Dog cancela jogo multiplayer de The Last of Us

A Naughty Dog anunciou na quinta-feira o cancelamento do jogo multiplayer que estava sendo construído no universo de The Last of Us.

O projeto, intitulado The Last of Us Online, foi encerrado devido às implicações que seu lançamento e suporte contínuo teriam nos recursos do estúdio, prejudicando significativamente o desenvolvimento de futuros jogos single-player.

Leia também:

Esses foram os 10 jogos mais buscados no Google em 2023
The Games Awards 2023: Baldur’s Gate 3 ganha como Jogo do Ano. Conheça os outros vencedores!

Motivo para o cancelamento do desenvolvimento de The Last of Us multiplayer

The Last of Us

Mesmo durante a produção de The Last of Us Part II, a Naughty Dog já estava envolvida na pré-produção de The Last of Us Online. Em uma postagem no blog, a equipe expressou entusiasmo em relação à direção que o projeto estava tomando.

Porém, as demandas associadas à manutenção pós-lançamento de um jogo online teriam requerido a alocação integral dos recursos do estúdio, comprometendo assim o desenvolvimento de novos jogos para um único jogador.

A Naughty Dog apresentou duas opções decisivas diante deles: tornar-se exclusivamente um estúdio de jogos ao vivo ou manter o foco em jogos narrativos para um jogador, que caracterizaram a tradição e herança do estúdio.

A escolha foi claramente a última, que segue o caminho já pavimentado da Naughty Dog com experiências envolventes e imersivas voltadas para uma única pessoa. O estúdio sempre mostrou dar bastante importância à narrativa rica e à qualidade singular de suas produções, e não é a toa que The Last of Us seja um sucesso exatamente por isso.

Decisão não é exatamente uma surpresa

The Last of Us

O desenvolvimento de The Last of Us Online já havia enfrentado desafios anteriores, com a Naughty Dog anunciando um atraso no jogo em maio, logo após relatos da Bloomberg sugerirem que a Sony estava reconsiderando a direção do projeto.

O atraso coincidiu com a revelação de que a Naughty Dog estava trabalhando em uma “experiência completamente nova para um jogador”, indicando um redirecionamento dos esforços do estúdio.

Relatos de outubro, que detalharam demissões de contratados pela Naughty Dog, indicaram que o desenvolvimento de The Last of Us Online estava essencialmente paralisado na época.

O cancelamento do projeto adiciona-se a uma tendência mais ampla de resistência da Sony em relação às ambições de serviços ao vivo. Em vez de persistir no lançamento de 12 jogos de serviço ao vivo até março de 2026, a Sony agora planeja lançar apenas seis, demonstrando uma revisão estratégica de suas prioridades.

Apesar do cancelamento de The Last of Us Online, a Naughty Dog assegurou aos fãs que continua comprometida com a criação de experiências single-player excepcionais e revelou que tem “mais de um” novo título single-player em desenvolvimento.

Esta notícia pode trazer alívio para os adeptos da marca, já que é uma forma de confirmar o compromisso do estúdio em oferecer narrativas envolventes e experiências imersivas, algo que, como já dito, se tornou sinônimo de seus lançamentos anteriores.

Enquanto isso, os fãs podem aguardar com expectativa o lançamento de The Last of Us Part II Remastered em 19 de janeiro de 2024. Além disso, a segunda temporada da bem-sucedida série da HBO baseada no universo de The Last of Us está programada para estrear em 2025, proporcionando aos fãs mais maneiras de explorar e se envolver com esse universo incrível.

Comunicado na íntegra

The Last of Us

Eis abaixo o comunicado na íntegra traduzido, que foi publicado no blog oficial do estúdio:

Reconhecemos que muitos de vocês estavam aguardando notícias sobre o projeto que estávamos chamando de The Last of Us Online. Não há uma maneira fácil de dizer isso: tomamos a decisão incrivelmente difícil de interromper o desenvolvimento desse jogo.

Sabemos que esta notícia será difícil para muitos, especialmente para nossa dedicada comunidade de The Last of Us Factions, que tem acompanhado fervorosamente nossas ambições multiplayer. Estamos igualmente desapontados no estúdio, pois estávamos ansiosos para colocá-lo em suas mãos. Queremos compartilhar com vocês um pouco do contexto de como chegamos a essa decisão.

A equipe de multiplayer estava em pré-produção com este jogo desde que estávamos trabalhando em The Last of Us Part II – criando uma experiência que sentíamos ser única e com um tremendo potencial. Conforme a equipe de multiplayer aprimorava seu conceito para The Last of Us Online durante esse tempo, sua visão se cristalizava, a jogabilidade se refinia e se tornava mais satisfatória, e estávamos entusiasmados com a direção que estávamos tomando.

Ao intensificar para a produção total, a magnitude da nossa ambição ficou clara. Para lançar e dar suporte a The Last of Us Online, teríamos que concentrar todos os recursos do nosso estúdio no suporte ao conteúdo pós-lançamento por muitos anos, afetando severamente o desenvolvimento de futuros jogos single-player. Então, tínhamos dois caminhos à nossa frente: nos tornar exclusivamente um estúdio de jogos ao vivo ou continuar focados em jogos narrativos single-player que definiram a herança da Naughty Dog.

Estamos imensamente orgulhosos de todos no estúdio que contribuíram para este projeto. As aprendizagens e investimentos em tecnologia deste jogo serão incorporados à forma como desenvolvemos nossos projetos e serão inestimáveis na direção que estamos tomando como estúdio. Temos mais de um jogo single-player ambicioso e completamente novo em que estamos trabalhando aqui na Naughty Dog, e mal podemos esperar para compartilhar mais sobre o que está por vir quando estivermos prontos.

Até lá, somos incrivelmente agradecidos à nossa comunidade pelo apoio ao longo dos anos.

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X