Em decorrência da Suprema Corte dos Estados Unidos negar o recurso da Apple em sua batalha legal com a Epic Games, a gigante da tecnologia anunciou uma série de mudanças nas Diretrizes da App Store.
Essas mudanças surgem em resposta ao veredicto de 2021 e a mais emblemática é que agora os desenvolvedores nos Estados Unidos já poderão adicionar um link para pagamento externo. Porém, ainda será preciso oferecer a opção de pagamento da App Store. Entenda melhor.
Leia também:
Esses foram os 10 apps e jogos mais baixados na App Store em 2023
Apple vs Epic Games: Tribunal decide a favor da Maçã, mas App Store pode ter mudanças
App Store tem relaxamento das regras anti-redirecionamento
As alterações visam principalmente flexibilizar as regras anti-redirecionamento que anteriormente impediam os desenvolvedores de vincular a sistemas de pagamento alternativos em seus aplicativos.
Essa mudança é crucial para proporcionar maior liberdade aos criadores de aplicativos, que agora poderão oferecer links para métodos de pagamento alternativos.
As mudanças nas Diretrizes da App Store, aplicáveis nos Estados Unidos e semelhantes às implementadas para aplicativos de namoro na Holanda, permitem que os desenvolvedores vinculem a métodos de pagamento alternativos.
Contudo, é importante notar que esses links só serão permitidos se o aplicativo também oferecer compras por meio do sistema de Compras no Aplicativo da Apple.
Entitlement para desenvolvedores
Os desenvolvedores agora podem solicitar um “entitlement” que lhes concede o direito de incluir botões ou links direcionando os usuários para mecanismos de compra fora do aplicativo.
“Os desenvolvedores podem solicitar um privilégio para fornecer um link em seu aplicativo para um site de propriedade do desenvolvedor ou de sua responsabilidade para comprar tais itens. De acordo com o contrato de privilégio, o link pode informar aos usuários onde e c
omo comprar esses itens de compra no aplicativo, e o fato de que tais itens podem estar disponíveis por um preço comparativamente menor.”
Esse privilégio é limitado ao uso na iOS ou iPadOS App Store nos Estados Unidos, com a ressalva de que em outras lojas, botões, links externos ou chamadas de ação não podem direcionar clientes para métodos de compra fora do aplicativo.
De acordo com a Apple, esse link para pagamento alternativo só deve ser exibido em “uma página de aplicativo à qual o usuário final navega (não um intersticial, modal ou pop-up), em um único local dedicado nesta página, e não pode persistir além dessa página.”
A empresa inda ofereceu alguns modelos de comunicação para que os desenvolvedores usem nesses links. São eles:
- Para ofertas especiais, vá para [X]
- Preços mais baixos oferecidos em [X]
- Para obter [X%] de desconto, vá para [X]
- Compre por [$X.XX] em [X]
Apple segue cobrando comissões e taxas
A Apple confirmou que continuará cobrando comissões sobre compras feitas por meio de plataformas de pagamento alternativas. Para desenvolvedores no Programa de Pequenas Empresas da App Store, a taxa será de 12%, enquanto outros aplicativos enfrentarão uma taxa de 27%. Essa comissão se aplicará a compras feitas dentro de sete dias após um usuário tocar em um Link de Compra Externa.
“Para ajudar a garantir a coleta da comissão da Apple, os desenvolvedores são obrigados a fornecer uma contabilidade periódica de compras fora do aplicativo que se qualificam, e a Apple tem o direito de auditar a contabilidade dos desenvolvedores para garantir o cumprimento de suas obrigações de comissão e cobrar juros e compensar pagamentos.”
A empresa reconhece que a coleta dessas comissões será um desafio significativo, especialmente considerando o grande número de desenvolvedores na App Store. Apesar de obrigações contratuais, a Apple destaca as dificuldades práticas na execução dessa política, admitindo que, em muitos casos, a coleta pode ser impossível.
“Embora os desenvolvedores sejam contratualmente obrigados a pagar a comissão, na prática, com centenas de milhares de desenvolvedores com aplicativos nas lojas dos Estados Unidos para as App Stores iOS e iPadOS, a coleta e a execução serão extremamente difíceis e, em muitos casos, impossíveis.”
Detalhes adicionais para os links externos na App Store
Além disso, a Apple forneceu diretrizes detalhadas para desenvolvedores que desejam adotar esse “entitlement”. Essas diretrizes incluem requisitos como links diretos para o site do desenvolvedor, abertura de uma nova janela no navegador padrão do dispositivo e a não imitação do sistema de compra in-app da Apple. São elas:
- Ir diretamente para o seu site sem nenhum redirecionamento ou links ou página de destino intermediários
- Abrir uma nova janela no navegador padrão no dispositivo, e não pode abrir uma visualização da web
- Não passar parâmetros adicionais na URL, para proteger o usuário (por exemplo, sua privacidade);
- Ser estaticamente definido no <<SKExternalPurchaseLink>> no info.plist do seu aplicativo antes do envio para a App Store;
- Ser enviado com o seu aplicativo de Link de Compra Externa StoreKit (US) para a App Store, e deve ser reenviado se a URL mudar;
- Ser acompanhado por idioma e um botão aderindo aos requisitos fornecidos nos Materiais da Apple;
- Não imitar o sistema de compra in-app da Apple, nem desencorajar os usuários a usá-lo;
- Ser exibido no seu aplicativo de Link de Compra Externa StoreKit (US) em não mais do que uma página de aplicativo à qual o usuário final navega (não um intersticial, modal ou pop-up), em um único local dedicado nesta página, e não pode persistir além dessa página;
- Não ser exibido em nenhuma página que faça parte de um fluxo in-app para comercializar ou iniciar uma compra usando a compra in-app; e
- Cumprir quaisquer requisitos adicionais fornecidos nos Materiais da Apple.
Além da adição dos links para compras externas, outra mudança anti-redirecionamento que a Apple foi obrigada a adicionar é permitir que os desenvolvedores possam se comunicar com os clientes fora da App Store em relação a opções alternativas de compras, como por e-mail.
Fonte: 9to5mac
Deixe seu comentário