Loja de apps da Mozilla será aberta para desenvolvedores no Mobile World Congress

A Mozilla anunciou a abertura do Mozilla Marketplace, um repositório de “aplicativos web”. A página listará apps web que podem rodar em diversas plataformas, indo na contramão do que é pregado pelas lojas de aplicativos tradicionais da Apple, Google ou Microsoft.

Pensando no “hoje” a proposta lembra a Chrome Web Store só que para o Firefox, mas há de se considerar algo mais que está por vir: o Boot to Gecko, sistema mobile da Mozilla completamente focado em HTML, CSS e Javascript.

A proposta da Mozilla é centralizar aplicativos web que possam ser usados em diversos dispositivos, inclusive em desktops. Tanto apps pagos como gratuitos, oferecendo mais oportunidades para os desenvolvedores. Uma vez que a Mozilla não tem participação nenhuma como responsável por um sistema mobile nos dias atuais, essa ideia parece estranha, mas depois do B2G as coisas poderão mudar. Independente dele um dos focos do projeto é o Android mesmo.

Durante o Mobile World Congress na semana que vem a loja será aberta para os desenvolvedores, aceitando  então o upload dos aplicativos. Por enquanto a página do projeto contém informações básicas, com links detalhados do ambiente de testes para os desenvolvedores.

A ideia da Mozilla parece dar certo por ser multiplataforma, focando tudo na web. Mas há um porém: pelo menos atualmente não dá para comparar o desempenho de um aplicativo nativo para iOS, Android ou Windows Phone com um aplicativo web rodando neles. A proposta (nomeada como Mozilla Marketplace ou Mozilla Labs Apps) não irá servir para tudo, parece ser um complemento. De qualquer forma, criadores de aplicativos mobile devem ficar de olho para aproveitar desde cedo as possíveis oportunidades.

Quem precisa fazer uso intenso de processamento ou gráficos continuará melhor servido criando aplicativos independentes compilados para cada sistema (iOS, Windows Phone e Android). Para todos os outros casos os aplicativos web parecem dar conta. E no futuro a cena poderá ser melhor ainda, dada a evolução dos processadores ARM e dos motores Javascript, que cada vez ficam mais rápidos, além das constantes novidades nos recursos do HTML 5.

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!