A Apple divulgou os novos recursos do OS X Mountain Lion, o sucessor do Lion. Quase todas as novidades trazem ainda mais recursos do iOS para o Mac, facilitando a unificação dos principais apps do iPhone, iPad e iPod touch ao computador.
A página dele lista as novidades com vários screenshots e um vídeo detalhando os recursos:
https://www.apple.com/macosx/mountain-lion/
Se preferir veja o vídeo direto na página, com melhor qualidade (normalmente requer o QuickTime).
O app de mensagens tende a unificar o iChat ao Facetime, além de ter as funcionalidades do mensageiro do iOS. Três aplicativos distintos fundidos num só. No novo app os usuários poderão trocar mensagens e fazer chamadas em vídeo entre outros usuários do serviço (função principal até então do Facetime), além de adicionar contas de terceiros como o GTalk.
Outro destaque no desktop é a central de notificações, que poderá emitir tanto notificações do sistema – como novas atualizações – como de aplicativos diversos, mensagens, etc. O sistema está bem integrado ao Twitter. Assim como no iOS os apps nativos podem enviar links para um e-mail, mensagem instantânea ou Twitter. As notificações do Twitter também são integradas ao sistema de notificações, dispensando o uso de um app externo.
Outras coisas do iOS também estão presentes: Notas, lembretes, Game Center, espelhamento da tela via AirPlay… E a ideia da Apple é fornecer atualizações anuais, tornando o Mac mais próximo do iOS em recursos. O envio de arquivos para o iCloud também está sendo aprimorado, o que pode matar de vez o uso de serviços como o Dropbox no Mac.
Para desktops mesmo há uma nova barreira na instalação de aplicativos: o Gatekeeper. Ele permite configurar três níveis de segurança: o normal, que libera a instalação e uso de qualquer app, exatamente como hoje; apenas apps da Mac App Store, que passam pela aprovação da Apple e tal; e apps da App Store mais aplicativos externos de desenvolvedores confiáveis, cadastrados com uma Developer ID da Apple. Pode ser cedo demais dizer isso, mas parece que a ideia a longo prazo é forçar a instalação de aplicativos verificados, dificultando ou impedindo o uso de aplicativos de fora da loja oficial. Por enquanto isso será opcional e visto como uma medida de segurança, mas quem sabe…
Confira mais detalhes no anúncio. Ao todo são prometidos mais de 100 recursos. Os desenvolvedores cadastrados na Apple já podem baixar o Developer Preview.