Essa é uma notícia triste para os falsos músicos do mundo: a Activision Bliuzzard anunciou que o desenvolvimento de seus jogos “Guitar Hero” foi interrompido, e a unidade referente à franquia foi fechada. A ação acontece em meio a um declínio contínuo nas vendas para o gênero musical, e segue a decisão da Viacom em novembro, que vendeu sua unidade Rock Band.
A série Guitar Hero permitia aos jogadores inexperientes em termos de música usarem um controle em forma de guitarra para simular um violão, guitarra, baixo e outros em várias canções em estilo rock. Tornou-se um fenômeno cultural, e já arrecadou mais de 2 bilhões de dólares em vendas de suas diferentes edições nos últimos anos.
Mas parece que a mania de tocar guitarra de brincadeira foi decaindo, espero que em troca de instrumentos de verdade. A edição mais recente da série, a Warriors of Rock, vendeu menos de 100 mil cópias desde seu lançamento, em setembro do ano passado.
Parte da razão do fechamento é o aumento da concorrência a partir de uma nova geração de jogos que não precisam de controles especializados, especialmente o Kinect do Xbox 360 e o Move do PlayStation 3.
O anúncio foi feito durante a conferência dos resultados fiscais do quarto trimestre. A empresa reportou um lucro de 418 milhões de dólares em 2010, e um prejuízo líquido de 233 milhões para o trimestre encerrado em 31 de dezembro, embora as vendas tenham sido favoráveis para os jogos Call of Duty: Black Ops e World of Warcraft: Cataclysm.
Vale lembrar que a série foi inclusive [inspiração para o vídeo que serviu de] inspiração para um recente comercial de carro, do Fiat Bravo.