Peter Kasting, engenheiro do Google, confirmou que o Chrome, navegador mais utilizado no mundo, irá ganhar um modo escuro nativo. Primeiramente o novo recurso chegará ao sistema operacional da Apple, o MacOS, em sua versão Mojave, porém já está sendo desenvolvido o mesmo recurso para o Windows 10.
Ainda não há um prazo definido para o lançamento do novo recurso, mas é provável que não demore muito. A expectativa é que seja lançado nas versões 73 ou 74 do Chrome, esperadas para o final de janeiro e início de março.
Lembrando que já é possível testar o tal modo escuro na versão do Chrome voltada para a demonstração de novos recursos e funcionalidades, o Chrome Canary. Para testar siga os seguintes passos:
Baixe o Google Chrome Canary neste link
Vá até o ícone do Chrome Canary clique com o botão direito e acesse a opção propriedades
No caixa “destino” insira ao final o seguinte comando: -force-dark-mode
Pronto, agora é só iniciar o navegador que o modo escuro já vai estar ativo
O recurso também funciona no Windows 7 e na janela de navegação anônima, que é justamente a linha base de design projetada para o modo escuro. Como o modo ainda só pode ser aplicado nessa versão em desenvolvimento é bem provável que o modo ainda seja refinado até o seu lançamento para o Google Chrome.
O Google Chrome se mantém com uma liderança esmagadora no mercado de browsers. De acordo com dados de dezembro da Netmarketshare o navegador do Google detém 67,18% de quota de mercado. Em segundo lugar vem o Firefox com 9,58%. A terceira e quarta colocação pertencem aos navegadores da Microsoft, Internet Explorer (8,3%) e Edge (4%), respectivamente.