O ministro das comunicações, Juscelino Filho, defendeu a taxação das big techs para contribuir na expansão da conectividade no Brasil. O ministro comentou sobre o tema na última quarta-feira (10), durante o evento Tecnologia das Comunicações: Inclusão digital e as big techs, realizado em Brasília.
Conceitualmente, big tch é o termo utilizado para se referir às maiores empresas de tecnologias do mundo. Essas empresas compartilham algumas características: domínio de mercado, forte apelo para o quesito inovação e o apoio de negócios cada vez mais centrado no uso de dados. Dentre as mais famosas, Microsoft, Apple, Amazon e Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp).
Na visão do ministro, essas companhias são fundamentais na formação do futuro digital, e por isso elas poderiam contribuir com o financiamento de políticas públicas que auxiliem em projetos que visam levar internet para a parcela da população que ainda não tem aceso aos serviços digitais.
“Consideramos ser fundamental que essas empresas contribuam de maneira justa para o financiamento de políticas de inclusão digital em nosso país, principalmente para os cantos mais remotos e trazendo a promessa de uma internet significativa para a população mais carente, disse o ministro.
Ministro cita União Europeia e os EUA como exemplos
Juscelino Filho também citou a União Europeia, que reconhece que as contribuições das plataformas e grandes provedores de serviços digitais a um fundo específico de inclusão digital é uma opção real. Ele também mencionou que nos Estados Unidos a associação das operadoras de telecomunicações peticionou à Comissão Federal de Comunicações para que as big techs também contribuam para o fundo de universalização no país, para ajudar a financiar a expansão do acesso de usuários às redes de banda larga.