Nesta quinta-feira (30), durante audiência pública no Senado Federal, a Ministra dos Esportes, Ana Moser, declarou que o governo federal terá um grupo de trabalho interministerial para debater o cenário de eSports, os chamados esportes eletrônicos.
Em janeiro, numa declaração ao UOL, Moser manifestou sua posição sobre o segmento de eSports. A Ministra pontou que os jogos eletrônicos fazem parte da indústria do entretenimento, mesmo que seja uma competição entre times. “Em relação ao fato dos jogadores precisarem treinar antes de cada competição, ela comparou como uma preparação, mais do que um treinamento, assim como acontece com artistas”. Portanto, a ex-jogadora de Vólei afastou esse modelo eletrônico como uma prática esportiva. Definição que pode ter um impacto em relação a incentivos governamentais.
Você também deve ler!
63,2% dos gamers brasileiros consomem conteúdo de eSports, revela pesquisa
Prefeito do RJ diz que eSports são esportes
Na nova manifestação pública de Moser sobre o tema, manifestada durante a audiência pública realizada ontem, ela pontou que “historicamente o Ministério do Esporte não aprovou os eSports como esporte. Isso já tramitou no Conselho Nacional de Esporte. Este governo não tem posição definida, a gente precisa debater. Se é esporte, cultura, ciência e tecnologia, se é turismo. Todas as relações do esporte eletrônico que precisam ser organizadas, porque é um fenômeno inegável e fortíssimo em termos econômicos inclusive.
O grupo de trabalho que está sendo montado visa discutir justamente de qual maneira o eSports pode ser enquadrado – esporte, cultura, ciência e tecnologia, turismo.
“[Os esportes eletrônicos] têm implicações em varias áreas, até de emprego e direitos trabalhistas, entre outras questões que estão envolvidas. É um setor importante que não pode ser tratado só pelo esporte, deve ser tratado por outras pastas. A gente está tratando isso dentro do governo. Estamos fomentando bastante para que aconteça o mais rápido possível”, concluiu Ana Moser.
Deixe seu comentário