Um dos consoles de sexta-geração, lançado em 2001, o GameCube, primeiro opção da Nintendo que abandonou o cartucho e deu lugar a um disco óptico, serviu como base para um projeto realizado pelo modder Tech By Matt. Ele usou a carcaça do console substituto do Nintendo 64 para montar um mini-PC baseado em um processador Ryzen, da AMD.
Essa não é a primeira vez que vemos um projeto personalizado que envolve o GameCube. No ano passado, um outro modder compartilhou no Reddit o seu projeto de um mini-PC que usa o case do console da Nintendo como gabinete, e que também tinha como base uma APU Ryzen, o Ryzen 5 2400G. No caso do projeto divulgado no Youtube por Tech By Matt o processador utilizado é o Ryzen 3 3200G – APU com 4 núcleos, 4 threads, clock base de 3.6 GHz e boost clock de 4 GHz.
O hardware de mini-PC Gamecube é complementado por 16 GB de memória RAM SODIMM DDR4 (Corsair / 32000 MHz), SSD NVMe 512 GB da OCZ e uma fonte de alimentação de 150W. A placa-mãe utilizada foi um modelo com fator de forma mini-STX da ASRock, que é implementado nos próprios mini-PC da companhia com Ryzen, a linha DeskMini A300s. O sistema de resfriamento original do Gamecube foi trocado por um fan de 50mm da marca Fractal. Com esse hardware, Matt consegue executar games como Fortnite e Counter-Strike: Global Offensiv , bem como emuladores para o GameCube e até Nintendo Switch.
O modder ainda implementou um adaptador para que o controle original do Gamecube pudesse ser utilizado com o computador. Mediante a uma solda, foi possível conectar o controle via USB. O vídeo abaixo detalha as diferentes etapas para a concepção desse projeto bem interessante.