Há duas décadas, antes mesmo de oficializar sua entrada no mercado de consoles, a Microsoft tentou uma investida com aquela que é uma das poucas corporações realmente lendárias quando falamos do mercado de games.
Em 2000, a Microsoft tentou comprar a Nintendo. Aliás, não apenas a Nintendo. Essa movimentação que hoje vemos em peso da Microsoft em torno da aquisição de múltiplos estúdios de jogos permeia o caminho da gigante de Redmond há muitos anos.
Claro que ler ou ouvir que a Microsoft tentou algum dia comprar a Nintendo rouba toda a atenção, mas, mais ou menos na mesma época, a Squaresoft, que acabou se tornando a Square Enix, com a fusão entre a Square e a Enix em 2003, responsável por franquias como Final Fantasy, também esteve na mira.
Essa informação foi revelada por uma série de executivos em entrevista para a Bloomberg. Em particular, dois ex-executivos da Microsoft relembraram esse interesse que a Microsoft demonstrou pela Nintendo e pela Square Enix.
Em relação a Nintendo, Kevin Bachus, ex-diretor de relações externas e um dos fundadores da linha Xbox, conta que partiu do famigerado Steve Ballmer, que na época era diretor do Xbox na Microsoft, e também foi um dos executivos mais participativos desde os primórdios da companhia, a ideia de tentar essa aquisição.
Bachus contou que “Steve nos fez marcar uma reunião com a Nintendo para saber se eles considerariam uma venda para nós. Eles só riram da nossa cara. Tipo, imagina uma hora com alguém só rindo de você. Esse foi o tipo de reunião que tivemos”. Outro modelo de negociação também foi apresentado pela Microsoft:
Em janeiro de 2000, houve uma reunião com a Nintendo, com Bob McBreen, o então chefe de desenvolvimento de negócios. A Microsoft ofereceu para desenvolver hardware para jogos da Nintendo no futuro: “Tínhamos a Nintendo em nosso prédio em janeiro de 2000 para discutir os detalhes de uma joint venture na qual forneceríamos a eles todas as especificações técnicas do Xbox. “No final, essa oferta também foi recusada”, explica Bachus.
Já em relação a investida na Square Enix, quem relembrou o ocorrido foi Bob McBreen, que na época era executivo de negócios da Microsoft. A tentativa foi no início de novembro de 1999.
“Tínhamos uma carta de intenção para comprar a Square. Era início de novembro de 1999 e fomos ao Japão. Tivemos um jantar com o CEO deles e Steve Ballmer. No dia seguinte, estávamos em uma reunião e eles disseram ‘nosso financeiro gostaria de dar uma declaração’. E, basicamente, o financeiro disse: ‘a Square não pode prosseguir com o acordo pois o preço é muito baixo’. Juntamos nossas coisas e fomos pra casa, este foi o fim da negociação”.
Você também deve ler!
A evolução do Xbox – Primeira geração
A evolução do Xbox: 360, One e Series X/S
Outras grandes empresas do mundo dos jogos, como Electronic Arts (EA) e Midway Games também estiveram na alça de mira da Microsoft. No fim das contas a Microsoft não conseguiu adquirir nenhuma dessas empresas, mas não descartou a possibilidade de entrar no mercado de jogos e nem de fechar outras aquisições.
Em 2001, a gigante do software deu também um passo importante no mundo do hardware com o lançamento do Xbox, projeto que vinha sendo desenhado internamente desde 1998. Nesta matéria você pode conferir fatos interessantes sobre o lançamento do primeiro Xbox, que completa 20 anos do seu lançamento em 2001.