A china recentemente tinha proibido o uso do Windows 8 por questões de espionagem, e desde então as autoridades começaram a investigar a Microsoft por violações antitruste.
A investigação mais recente sobre as práticas de negócios da China, exige que a empresa emita um comunidado em até 20 dias explicando problemas de incompatibilidades causados pela falta de informação divulgadas sobre o Windows e Office. De acordo com o The Wall Street Journal essa é uma tarefa extremamente vazia e sem fundamento, embora a agência emitiu o prazo de 20 dias durante uma reunião com a Microsoft.
A mídia da China acusa a Microsoft de supostamente violar a lei ant-imonopólio do páis, acusação essa que a Microsoft carrega desde os tempos do primeiro Internet Explorer. E se realmente confirmar que a empresa está quebrando as leis na China a situação ficará bastante complicada, todos sabemos o quão rígido a China é com as empresas que lá atuam.
E a empresa do Sr. Bill Gates não é a único alvo da China quando se trata de leis anti-monopólios. Existem dezenas de outras empresas que estão sendo investigadas, incluindo a Qualcomm, que a China acusa de “encher” o mercado com suas patentes.
Vamos aguardar o desfecho dessa história e ver se mais um caso de monopólio de mercado vai para a conta da Microsoft.