Microsoft poderá encerrar o Xbox se o Game Pass não crescer o suficiente até 2027

Microsoft poderá encerrar o Xbox se o Game Pass não crescer o suficiente até 2027

Embora a Microsoft pareça sólida no mercado de jogos com o Xbox, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, revelou que o futuro não é tão certo assim e fez algumas declarações importantes sobre a possibilidade de deixar esse mercado a depender do crescimento do serviço de assinatura Game Pass.

Essas declarações foram dadas diante da exibição de documentos durante uma audiência investigativa conduzida como parte da investigação da Comissão Federal de Comércio sobre toda essa história da compra da Activision Blizzard pela Microsoft.

Leia também:

Phil Spencer se pronuncia depois de vazamentos: confira o memorando na íntegra
Expandir a marca Xbox para o mundo mobile é uma meta, diz Phil Spencer

Phil Spencer precisa de mais de 100 milhões de usuários até 2027

O documento foi divulgado essa semana, e entre todas as revelações sobre os planos da Microsoft para o seu console, também trouxe informações do próprio Spencer sobre o futuro de jogos da empresa.

Durante uma parte da audiência, o advogado da FTC mostrou a Spencer um slide sobre o Xbox Game Pass, e perguntou se ele concordava com essas projeções. No slide, é mostrado que espera-se que o serviço ultrapasse 100 milhões de usuários entre os anos fiscais de 2029 e 2030, principalmente por causa do aumento no mercado de PC e de jogos em nuvem.

Game Pass

Em resposta, ele revelou que na verdade o gráfico mostra uma projeção mais tímida do que o necessário, já que eles precisariam chegar nesse valor não entre 2029 e 2030 e sim até 2027.

“Posso dizer com bastante segurança que se não fizermos mais progressos fora dos consoles, sairemos do negócio de jogos. Se esse fosse o resultado, nós – não acredito que ainda estaríamos no negócio” revelou Spencer “Então, quando você me perguntou se eu concordava com esse gráfico verde-claro e azul, dependendo das cores que você vê, teriam que ser bem melhores muito antes, eu diria lá para o ano fiscal de 2026/2027 nós estaríamos nessa posição, ou teríamos que tomar uma decisão diferente de negócio“, complementou.

Claro que é possível que Spencer possa ter exagerado um pouco nessa declaração, visto que a Microsoft queria fazer o seu caso diante da investigação da FTC e deixar claro que a compra da Activision Blizzard seria decisiva para o seu plano de crescimento principalmente no mercado de nuvem.

Além disso, ainda não há razão para nenhum tipo de desespero por parte dos fãs do Xbox, até porque os outros vazamentos revelaram que a empresa já está se preparando para uma atualização de meio de geração do Xbox Series e um console de nova geração chegando em 2028.

Ou seja, a Microsoft continua investindo pesadamente no mercado de jogos, até mesmo com a compra de outras empresas, então é muito improvável que ela esteja próxima a jogar a toalha assim.

Ainda assim, isso mostra que ela precisa sim conseguir crescer além dos consoles através do Game Pass para conseguir se manter nesse patamar.

Game Pass custa milhões e precisa se pagar

Game Pass

Embora a Microsoft não detalhe exatamente seus orçamentos, muitos documentos revelados já mostraram que o Game Pass custa milhões para ser mantido. Isso porque a empresa precisa pagar grandes valores para adicionar alguns jogos no seu catálogo.

É o caso de Star Wars: Jedi Survivor, por exemplo, que a empresa teve que pagar US$ 300 milhões, ou os jogos Mortal Kombat e Suicide Squad, que custariam US$ 250 milhões cada um. Aqui está uma lista do custo de alguns dos jogos que foram vazados nos documentos:

  • Lego Star Wars — $35 million
  • Dying Light 2 — $50 million
  • Red Dead Redemption II — $5 million/month
  • Dragon Ball: The Breakers — $20 million
  • Just Dance — $5 million
  • Let’s Sing Abba – $5 million
  • Return to Monkey Island — $5 million
  • Wreckfest 2 — $10 million-$14 million
  • Baldur’s Gate 3 — $5 million
  • Gotham Knights — $50 million
  • Assassin’s Creed Mirage — $100 million
  • Suicide Squad — $250 million
  • Star Wars Jedi: Survivor — $300 million
  • Mortal Kombat 1 — $250 million
  • GTA V — $12 million-$15 million/month

Ainda assim, o Game Pass se mostra estável e tem muitas chances para crescer e atingir a meta estabelecida. A empresa parece estar mesmo com esse plano e recentemente substituiu o Xbox live Gold pelo Game Pass Core, uma versão mais barata. Ainda assim, a Microsoft já revelou que em 2022 contava com 33,6 milhões de assinaturas nos consoles, e 21,9 milhões delas eram do Game Pass, ou seja, a opção completa e mais cara.

Fonte: Wccftech

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X