Nesta terça-feira (20) a Microsoft começou a liberar o Windows 10 October 2020 Update. Trata-se de um service pack da empresa para o sistema operacional mais usado no mundo. Dentre as novidades, ele traz um Menu Iniciar reformulado, um novo navegador Edge baseado no motor Chromium e mudanças nas teclas Alt + Tab. Confira todas as principais mudanças a seguir.
Menu Iniciar reformulado
O bom e velho Menu Iniciar, conhecido dos usuários desde o antigo Windows 95, vai passar por algumas mudanças. Os ícones agora terão uma só cor e serão translúcidos. A cor acompanhará o tema do Windows, principalmente se ele estiver no modo claro ou escuro.
Antes da atualização cada bloco poderia ter a sua própria cor, independente das configurações. Os blocos dos ícones antes podiam ser pretos ou cinzas ou até mesmo brancos.
O objetivo da Microsoft com esta mudança é deixar o Menu Iniciar mais simples e dar mais destaques para os ícones, que se afastam cada vez mais do design flat assumido no Windows 8. Os ícones agora estão ganhando sombreamento e efeitos 3D. Desta forma, conforme explicou Brandon LeBlanc, gerente do programa Windows Insider, o “Menu Iniciar se tornaria um grande palco para os novos ícones”.
Nova função do Alt + Tab
As teclas Alt + Tab são bastante conhecidas dos usuários e facilitam muito a navegação entre vários programas. Afinal de contas, basta pressionar Alt + Tab para retornar ao programa que você estava usando antes. Ou, então, para navegar entre todas as janelas de programas abertos.
Mas a partir do Windows 10 October 2020 Update, as teclas Alt + Tab vão alternar entre as abas do navegador Microsoft Edge. Atualmente, as teclas que executam essa função são a “Ctrl + Tab”. Eu, particularmente, não gostei dessa mudança.
Felizmente, você pode desativar esta novidade facilmente. Basta ir em Configurações, depois em Sistema e, por fim, em Multitarefa. Lá você pode desativar esta nova função e fazer com que o Alt + Tab volte a funcionar como sempre funcionou.
Sites fixados na barra de tarefas
A partir desta atualização a Microsoft tornou mais fácil navegar entre abas de um mesmo site. Por exemplo, vamos supor que você fixou um site na barra de tarefas do Windows, para facilitar o acesso diário a ele.
Vamos imaginar também que você abriu várias páginas desse site, certo? Quando você passar o mouse por cima do ícone do site na barra de tarefas, ele vai exibir miniaturas das páginas que estão abertas. Assim fica mais fácil ir direto para a página que você deseja direto da barra de tarefas. O GIF abaixo exemplifica bem a nova função.
Navegador Microsoft Edge com motor do Chrome
A partir do Windows 10 October 2020 Update, o navegador Microsoft Edge, que vem instalado por padrão, usará o motor de renderização Chromium, o mesmo usado no Google Chrome.
Essa mudança traz facilidades tanto para quem desenvolve sites quanto para quem usa o navegador. Para os desenvolvedores fica mais fácil pois eles não precisarão testar os seus sites em vários navegadores com motores diferentes. E para os usuários, eles vão poder usar as mesmas extensões do Google Chrome no Microsoft Edge, mantendo a mesma experiência de uso.
Barra de tarefas personalizada
A barra de tarefas também passou por algumas mudanças. Agora ela vai se adaptar ao seu tipo de conta. Como assim? Vamos supor que você logou no Windows 10 October 2020 Update usando a sua conta do Xbox Live. Então, na barra de tarefas, você verá o ícone do aplicativo do Xbox.
Se você logar no Windows com um e-mail que está vinculado a um smartphone Android, você verá na barra de tarefas o ícone do aplicativo “Seu Telefone”, que ajuda a integrar o seu smartphone Android ao computador com Windows. Brandon LeBlanc admite que este recurso ainda está em fase de testes e a Microsoft vai monitorar os dados de diagnóstico e os feedbacks dos usuários.
Notificações otimizadas
As notificações do Windows 10 vão receber duas pequenas melhorias, mas que já deveriam ter sido incluídas desde o começo. A primeira delas é a exibição do ícone do aplicativo que emitiu a notificação. Hoje em dia nós só vemos a notificação, mas não há qualquer indicativo de qual programou disparou o aviso.
A segunda melhoria é o botão “X” ao lado de cada notificação. Apertando nele a notificação é excluída. Atualmente o Windows 10 exibe apenas uma seta que permite esconder a notificação na Central de Ações.
São pequenos detalhes mas que fazem toda a diferença na experiência de uso de uma forma geral.
Painel de Controle caindo em desuso
Eu já usei muito o Painel de Controle, que está presente no Windows desde que eu me entendo por gente. Ou seja, para mim, desde o Windows 95. Mas, aos poucos, a Microsoft vem matando este icônico “personagem” e migrando as suas funções para outros locais.
As opções do Painel de Controle agora podem ser encontradas em interfaces mais modernas. Nesta atualização, os links que levavam para a aba “Sistema” no painel de Controle agora seguem o seguinte caminho: Configurações / Sistema / Sobre.
É nesta tela, com interface mais moderna, que você vai encontrar as informações referentes ao hardware do seu computador e à versão do sistema que você usa. Outra novidade é a presença do botão “Copiar”, que permite que você copie facilmente toda a especificação técnica do seu PC.
Microsoft ainda não é o fim do Painel de Controle. Nesta página ainda há um link que leva para a aba “Sistema” do painel de controle tradicional.
Outras mudanças
Além das novidades elencados acima, a Microsoft também incluiu outras melhorias pontuais. Por exemplo, o botão que troca a interface para o Modo Tablet será retirada das máquinas que não tiverem tela de toque. Isso evita que os usuários fiquem presos nesta interface.
Há melhorias também para os profissionais de TI, especialmente aqueles que usam o gerenciamento de dispositivos móveis (MDM) nas suas respectivas empresas. E, como não podia deixar de ser, a Microsoft incluiu uma série de correções de falhas e aprimoramentos na segurança do sistema.
A próxima grande atualização do Windows 10, que ocorrerá no primeiro semestre de 2021, trará mais recursos novos. Resta esperar para ver.
Como instalar?
Confira abaixo o tutorial de como instalar o Windows 10 October 2020 Update em seu computador:
Passo 1. Vá em Configurações e depois clique Atualização e Segurança e, por fim, em Windows Update;
Passo 2. Clique no botão “Verificar se há atualizações“;
Passo 3. Se houver vai aparecer o botão Baixar e Instalar agora;
Passo 4. Quando terminar o download, escolha o horário para a instalação da atualização.
Caso não haja nenhuma atualização disponível, um outro caminho que você pode seguir é baixar a imagem ISO do sistema e fazer a instalação manual, formatando o computador.