A Microsoft anunciou hoje (20) o lançamento de seu dispositivo para acessibilidade, o Xbox Adaptive Controller, para jogadores que possuem alguma necessidade física especial.
O produto foi lançado em parceria com a Allied Distribuidora e redes varejistas, como a Amazon e a Kabum, disponível a partir de hoje por R$ 999.
De acordo com a empresa, o “lançamento faz parte do compromisso da Microsoft de promover Diversidade e Inclusão por meio da tecnologia”.
O controle foi projetado para atender às necessidades dos jogadores com mobilidade limitada.
A Microsoft comenta que o controle adaptável é “um hub unificado para dispositivos”, que tem os botões A, B e D-pad, Xbox, menu e view.
Há conectores P2 3,5 mm e portas USB no produto. As entradas P2 se transformam em botões digitais quando um dispositivo externo é conectado. Além disso, essas portas aceitam entradas digitais.
Desse modo, com o controle, é possível que os usuários conectem botões e joysticks externos, criando controles totalmente personalizados, para aumentar a acessibilidade dos jogos.
O vídeo abaixo apresenta as funções do Xbox Adaptive Controller.
Compatível com o Xbox Series X/S, One e PC, o controle foi desenvolvido com a ajuda de gamers com mobilidade reduzida e seguindo sugestões de fãs.
Embora seja um produto para aumentar a acessibilidade de jogos, o preço do controle não é dos mais acessíveis no Brasil.
No entanto, de acordo com Bruno Motta, Gerente Sênior de Xbox no Brasil, a Microsoft fará a doação de controles adaptáveis para organizações sem fins lucrativos, entre elas a AACD e AbleGamers.
Gabriela Magalhães, Líder do Pilar de Acessibilidade da Microsoft, salienta que a empresa conta com recursos de acessibilidade em todos os produtos e serviços, graças à adoção do Design Inclusivo. Sendo assim, segundo ela, o Xbox Adaptive Controller vai ao encontro do propósito da companhia de “empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais”.