A Microsoft anunciou hoje (3), no site oficial da empresa, o Azure Purview, nova ferramenta para governança de dados.
Além disso, a empresa revelou que o Azure Synapse Analystics está disponível para o público geral.
O Azure Purview automatiza a descoberta de dados e os cataloga enquanto minimiza o Compliance Risk.
Compliance significa agir de acordo com uma norma ou regulamentação estabelecida.
Compliance Risk éo risco de exposição a penalidades legais, confisco de bens financeiros e perda de material quando uma organização não consegue seguir as normas e regulamentos da indústria, bem como políticas internas da companhia.
Portanto, o Azure Purview auxilia as empresas a mapear todos os seus dados, independentemente de onde eles estão, oferecendo uma visão de ponta a ponta de sua propriedade de dados.
Por outro lado, o Azure Synapse Analytics utiliza de recursos armazenados para preparar, gerenciar e oferecer dados para a inteligência empresarial da companhia.
Essa ferramenta altera a forma como as empresas armazenam dados e adquire insights ao unir o armazenamento de dados, o big data, a integração de dados e a inteligência artificial.
Recentemente, as empresas começaram a enxergar os dados como um ativo importante, fazendo com que haja uma grande demanda por ferramentas ligadas a análise e gestão de dados.
No entanto, além de armazenar e gerenciar os dados, é necessário descobri-los, pois o volume de dados é crescente. Portanto, a Microsoft desenvolveu esses serviços justamente com esse fim.
A intenção da Microsoft, segundo o Vice-presidente da Azure, é estar na vanguarda da nova transformação digital, liderando e construindo a cultura de dados.