Após quase 11 anos de serviços prestados o Xbox 360 terá a sua produção interrompida. A Microsoft comunicou hoje em seu blog, numa publicação assinada por Phil Spencer, o chefão da divisão Xbox, que o console deixará de ser fabricado, isso significa que as vendas continuarão até quanto durarem os estoques nas lojas, o que também pode representar uma bela queda de preço.
Durante o comunicado Spencer ressalta a importância do console para a trajetória da Microsoft nesse mercado, já que graças ao Xbox 360 a Microsoft pôde reforçar sua base com a Xbox Live, e com títulos de peso como os da série Gears of War e Halo. Além é claro de ter introduzido o Kinect, um acessório que mudou completamente a forma de interação do usuário com o game.
Phil alerta que a descontinuidade do console não significa que os gamers dessa plataforma ficarão desamparados em relação ao serviços do Xbox Live ou acesso aos títulos gratuitos provenientes do Game With Gold e as ofertas do Deal With Gold. Tudo isso será mantido como encontra-se atualmente,
A compra de jogos e acessórios também será mantida nas lojas, enquanto durarem os estoques, e claro que também há a opção de adquirir os games através da loja do console, em formato digital.
Ao longo de sua trajetória o Xbox 360 conseguiu superar a marca de 80 milhões de unidades vendidas, além de na visão de Spencer ser um verdadeiro hub de jogos e entretenimento, com mais de 78 bilhões de horas de jogo, cerca de 486 bilhões de gamerscore, 27 bilhões de conquistas e mais de 25 bilhões de horas gastas em aplicativo