Microsoft Edge traz recurso de upscaling com inteligência artificial para melhorar qualidade de vídeos

Microsoft Edge traz recurso de upscaling com inteligência artificial para melhorar qualidade de vídeos

A Microsoft já está testando uma nova ferramenta de upscaling de vídeos chamada de Video Super Resolution (VSR) que funcionará no seu navegador Microsoft Edge. A novidade foi anunciada pela empresa no blog Edge Insiders e chega como uma solução concorrente direta do RTX Super Resolution da Nvidia.

O novo recurso utiliza aprendizagem de máquina para o upscaling, ou seja, para aumentar a resolução de vídeos que tenham baixa qualidade para alta qualidade. Porém ela vem com algumas limitações, como o uso de GPUs mais modernas, que podem ser tanto da Nvidia quanto da AMD.

Leia também:

Alguns usuários já começaram a receber a VPN gratuita do Microsoft Edge
Após anúncio da integração com o ChatGPT, downloads do Bing e do Edge disparam na App Store

Solução do Microsoft Edge conta com limitações

Microsoft Edge

O novo recurso está em fase de testes atualmente, disponível apenas para 50% dos membros do programa de testadores Microsoft Insider que utilizam o Edge Canary. O processo de melhorar a qualidade e a resolução dos vídeos acontece após a remoção de artefatos, que são causados pela compressão de dados. Isso é feito por um upscaler de IA.

O VSR tem como objetivo principal reduzir a largura de banda da Internet necessário para transmitir vídeos para o computador, porém é limitada para vídeos de 720p ou menos. Outra limitação é que a altura e largura do vídeo tem que ser maior do que 192 pixels. Também não é possível processar vídeos através de programas que tenham proteção de direitos autorais como o PlayReady ou Widevine.

Isso significa que não é possível fazer o upscaling de filmes de plataformas de streaming.

Ou seja, os grandes alvos da solução são pessoas que contam com internets ruins ou com pouca velocidade e também para assistir a vídeos mais antigos, que foram gravados ante que as resoluções 1080p e 4k fossem tão populares.

Essas limitações acabam fazendo com o que o VSR ainda não tenha força suficiente para concorrer de frente com o Super Resolução RTX da Nvidia por enquanto, já que a solução da Nvidia não tem limitação de resolução, permitindo o upscaling de um vídeo de 360p para até 4K no Youtube.

Pode ser que essas limitações do VSR ainda sejam relacionadas aos propósitos de teste ou pode ser que sejam do próprio upscaler AI em geral, mas de qualquer forma a da Nvidia ainda está na frente nesses quesito.

VSR requer GPUS mais modernas

Embora o VSR tenha a vantagem de funcionar também com GPUS da AMD, ela também tem algumas limitações quanto aos modelos, sendo compatível apenas com alguns mais modernos. Os requisitos são uma GPU da série RTX 20 ou mais recente ou uma GPU da série Radeon RX 5700 ou mais recente.

Pode ser que no futuro a empresa adicione mais opções de GPUs compatíveis, mas ainda não dá para saber já que depender de como o upscaler IA será executado com uso intensivo da GPU.

Para quem é um testador e o VSR estiver habilitado no computador, vai aparecer um ícone HD na barra de endereços, então é só clicar nele para ativar o recurso, que vai detectar o vídeo para aprimorar. Caso não esteja aparecendo, o recurso pode ser ativado manualmente pelo caminho edge://flags/#edge-video-super-resolution.

Fonte: tomshardware e wccftech

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X