Nos últimos anos, a indústria de jogos tem testemunhado avanços significativos no campo da inteligência artificial. A Microsoft, uma das gigantes da tecnologia, anunciou recentemente uma parceria com a Inworld AI para desenvolver um conjunto de ferramentas de IA destinadas a seus estúdios de jogos.
Esta inovação promete “capacitar criadores na criação de diálogos, histórias e missões”, mas ao mesmo tempo, está gerando apreensão entre dubladores e escritores.
Leia também:
George R. R. Martin se une a escritores para processar a OpenAI pelo uso de seus textos no ChatGPT
“Em cinco anos não haverá necessidade de programadores humanos”, diz criador do IA Stable Diffusion
Dubladores não estão nem um pouco felizes
O avanço tecnológico em questão permite que desenvolvedores de jogos gerem scripts, árvores de diálogo, missões e até mesmo diálogos de personagens por meio de um sistema de inteligência artificial.
Isso levanta questões sobre o impacto potencial na indústria de dublagem e escrita, que tradicionalmente desempenharam papéis vitais na criação de narrativas envolventes e personagens memoráveis nos jogos.
Um dos dubladores notáveis que expressou preocupações sobre essa mudança é Elias Toufexis, conhecido por suas interpretações em jogos como a série Deus Ex e Starfield. Toufexis destacou em um tweet sua frustração com a situação, declarando que “todos aqueles trabalhos de NPCs anônimos que deram a todos nós o início na indústria… eles estão desaparecendo.”
Sua visão reflete a apreensão de muitos dubladores, que temem que a automação possa reduzir significativamente as oportunidades de trabalho na indústria.
I’ve said it for years now. If you want to start a voice-acting career, don’t bother.
All those jobs of nameless background NPCs that gave us all our start in the industry …they’re all going away.
I’m already bitter. https://t.co/nntANdSV61
— ᴇʟɪᴀꜱ ᴛᴏᴜꜰᴇxɪꜱ (@EliasToufexis) November 7, 2023
Além disso, Shelby Young, que participou de jogos como Horizon Call of the Mountain e Star Wars Jedi: Survivor, compartilhou suas preocupações no Twitter. Ela destacou a importância dos personagens não jogáveis (NPCs) na carreira de muitos dubladores iniciantes, e expressou preocupações sobre como essa mudança pode tornar ainda mais difícil para novos talentos entrar no mundo dos videogames.
This is scary. Recording NPC’s is how many voice actors cut their teeth in this industry. This will make it even harder for new talent to break into video games (which tbh can already be pretty difficult to begin with).
I’m worried for game devs and writers as well :/ https://t.co/fH2IrJGnLn
— Shelby Young (@shelby_young) November 7, 2023
Essas preocupações são compreensíveis, pois a IA está se tornando cada vez mais sofisticada na replicação de vozes humanas e na geração de diálogos convincentes. À medida que a IA evolui, o papel dos dubladores tradicionais pode se tornar menos central na indústria de jogos.
No entanto, é importante notar que a interpretação e a emoção que os dubladores trazem para os personagens ainda são difíceis de replicar completamente por meio da tecnologia.
Uso mais constante de IA na indústria do entretenimento
Além dos dubladores, a automação da geração de diálogos e histórias também levanta questões sobre o papel dos escritores na indústria de jogos. Os roteiristas têm desempenhado um papel crucial na criação de mundos ricos, enredos envolventes e personagens complexos que cativam os jogadores.
À medida que as ferramentas de IA se tornam mais avançadas, os escritores podem se sentir desafiados a manter sua relevância na indústria.
A Microsoft, ao anunciar sua parceria com a Inworld AI, não apenas revelou uma mudança potencial na forma como os jogos são desenvolvidos, mas também provocou uma discussão importante sobre a interseção entre tecnologia e criatividade na indústria de jogos.
A capacidade de usar IA para gerar conteúdo de jogos tem o potencial de acelerar o desenvolvimento e reduzir custos, mas também gera preocupações legítimas sobre a perda de empregos e a possibilidade de desvalorização da experiência do jogador.
A verdade é que a tecnologia está evoluindo rapidamente, e a indústria de jogos está em constante transformação. É fundamental encontrar um equilíbrio entre a automação e a criatividade humana para garantir que os jogos continuem a oferecer experiências imersivas e envolventes.
Os dubladores, escritores e desenvolvedores de jogos precisam encontrar maneiras de se adaptar a essa mudança, explorando como a IA pode ser uma aliada em vez de uma ameaça.
Esta revolução da inteligência artificial na indústria de jogos é um tópico complexo e desafiador que continuará a evoluir à medida que a tecnologia avança. A indústria de jogos, juntamente com os criadores e os jogadores, enfrentará decisões importantes sobre como integrar a IA de maneira eficaz e ética, ao mesmo tempo em que preserva a magia da criatividade humana que torna os jogos tão especiais.
Fonte: gamesradar
Deixe seu comentário